Novas linhas de crédito foram abertas pela Caixa com garantia de imóvel

Recursos estarão disponíveis a partir de 3 de agosto
15:23 | 30 de jul de 2020 Autor: Anuário do Ceará

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira, 30, que, a partir do dia 3 de agosto será disponibilizada uma nova linha de crédito imobiliário para pessoa física. O procedimento é chamado de home equity, por possibilitar o uso de imóveis como garantia. A nova modalidade possibilita taxas de juros mais baixas.

Essa modalidade é chamada de Real Fácil Caixa e permite a contratação tanto para imóveis comerciais como residenciais. Serão três opções de taxas: corrigidas por Taxa referencial (TR), Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou taxa fixa.

No caso da TR, será cobrada uma taxa e, no do IPCA, taxa a partir de 0,7% ao mês e com garantia de até 60% do valor do imóvel. Com a modalidade IPCA, será a taxa mensal a partir de 0,60% ao mês, com garantia de 50% do valor do imóvel. Já a taxa fixa será de 0,8% ao mês, com garantia de 60% do imóvel. Em todas as modalidades, o prazo máximo de financiamento é de 15 anos.

A contratação desses créditos pode ser feita nas agências da Caixa e nos correspondentes Caixa Aqui. É possível fazer simulações e comparações de juros e condições de empréstimo por meio do site do banco.

Compra de terrenos e construção

Também a partir de 3 de agosto, a Caixa irá reduzir a taxa de juros cobrados de pessoas físicas para construção individual ou aquisição de lote individualizado.

No caso de lotes urbanizados, os valores financiados poderão variar de R$ 50 mil a R$ 1,5 milhão, com taxa de juros efetiva de até TR mais 8,5% ao ano. A cota de financiamento é de até 70% sobre o valor de avaliação do terreno. O prazo para pagamento da dívida é de até 20 anos.

Nas modalidades destinadas à aquisição de terreno e construção e de construção em terreno próprio, as taxas de juros podem chegar à TR mais 6,5% ao ano.