Nova composição do Consup é eleita para biênio 2022-2023

O órgão exerce atividades consultivas e normativas no âmbito da Defensoria Pública Geral do Estado
21:19 | 14 de fev de 2022 Autor: Joelma Leal

O Conselho Superior (Consup) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) terá nova composição pelos próximos dois anos. A partir de março, farão parte do colegiado os defensores Karinne Matos (217 votos), Sandra Sá (193), Bheron Rocha (183) e Ricardo Batista (170). Eles foram eleitos
para o biênio 2022-2023, após manifestação dos membros da instituição e escolhidos pela maioria dos 335 defensores que estiveram presentes ou enviaram votos postais às urnas disponibilizadas nas cidades de Fortaleza, Crato e Sobral.

Além dos conselheiros eleitos hoje, o Consup é composto pela defensora pública geral do Estado, Elizabeth Chagas, que preside o colegiado, pela subdefensora geral Sâmia Farias, pelo corregedor geral Carlos Alberto Mendonça, pelo ouvidor geral externo da DPCE, Alysson Frota, e pela presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), Andrea Maria Alves Coelho.

A eleição de conselheiros e conselheiras ocorre a cada dois anos e se dá a partir de voto direto de defensoras e defensores. O processo é conduzido por uma comissão instituída exclusivamente para este fim. Concorreram os defensores Adriano Leitinho, Bheron Rocha, Pedro Aurélio, Régis Jereissati e Ricardo Batista, e as defensoras Karinne Matos e Sandra Sá.

O Consup é um órgão da Administração Superior da Defensoria que exerce atividades consultivas e normativas no âmbito da DPCE, sendo presidido por quem ocupa o cargo de defensor(a) público(a) geral e realiza Sessões Ordinárias nas primeiras e terceiras sextas-feiras do mês.