Museu da Fotografia Fortaleza recebe exposição de Boris Kossoy

A mostra “Estranhamento – fotografias de Boris Kossoy” foi montada especialmente para o espaço e traz a Fortaleza imagens inéditas do artista
13:57 | 12 de ago de 2022 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A partir do dia 20 de agosto, os visitantes do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) poderão conhecer a trajetória do fotógrafo Boris Kossoy, um dos mais importantes pesquisadores no estudo da fotografia do Brasil.

A abertura de “Estranhamento – Fotografias de Boris Kossoy”, que ocupa o segundo andar do MFF pelos próximos três meses, será dia 20 de agosto, a partir das 10 horas, com a presença do artista. Na programação, estão previstas uma visita guiada, roda de conversa e sessão de autógrafos com o fotógrafo e o curador da exposição, Diógenes Moura.

“Estranhamento -
Fotografias de Boris Kossoy” é uma exposição robusta, como o próprio Kossoy prefere, capaz de comportar sua pluralidade e o processo criativo de uma fotografia de descobertas, que também é literatura e cinema.

São 92 obras, algumas inéditas, fruto de um minucioso trabalho de edição e alinhamento entre o artista e Diógenes Moura, que assina a curadoria. Como resultado, imagens silenciosas de uma vida inteira captadas pela câmera fotográfica, o “olho de vidro” que amplia a imagem e cria cenas magistrais.

Boris Kossoy tem uma produção significativa, de assinatura inconfundível e interligada nas suas múltiplas atividades. Além de fotógrafo renomado e teórico dos mais respeitados, é arquiteto, historiador e professor.

A mostra no MFF, não por acaso, coincide com os 50 anos de publicação de “Viagem pelo Fantástico”, primeiro livro de Boris Kossoy, um dos precursores na América Latina do que, hoje, chamam de “fotolivros” e também uma referência do Realismo Fantástico.

A obra explora aspectos estéticos e montagem cinematográfica para compor uma narrativa conflituosa entre personagens, cenários, ações e contextos. Vinte fotos dessa do livro estarão na exposição “Estranhamento -
Fotografias de Boris Kossoy”, que também traz imagens da série “Cartões Anti-Postais”, retratos de uma realidade de Brasil não ideal, em contraponto à beleza ufanista propagada pelo Governo Militar e
fotos mais recentes, produzidas já na pandemia, na sua casa.

A pandemia também aparece de forma premonitória, com Doutor Peste, foto que abre exposição e feita dois anos antes da chegada do coronavírus. No realismo fantástico de Kossoy, a imagem forte do homem com máscara semelhante às utilizadas na Idade Média, como proteção contra as pestes.

A exposição “Estranhamento -
Fotografias de Boris Kossoy” coloca o Museu da Fotografia Fortaleza entre grandes galerias como
Museum of Modern Art (NY), Bibliothèque Nationale (Paris), Centro de la Imagen (México DF), Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, entre outras instituições que
têm obras de Boris Kossoy
em suas coleções permanentes.

Ainda sobre reconhecimento internacional, o fotógrafo recebeu, em 1984, a condecoração Chevalier de l' Ordre des Arts et des Lettres do Ministério da Cultura e da Comunicação da França, pelo conjunto de sua obra.

Para Boris Kossoy, expor no MFF é uma oportunidade de estar próximo do público do Nordeste e de celebrar a valorização da fotografia no cenário artístico.

LIVROS

A programação conta ainda com a sessão de autógrafos de Boris Kossoy e Diógenes Moura, cujos livros estarão à venda na loja do Museu da Fotografia Fortaleza.

O Encanto de Narciso: Reflexões sobre a Fotografia

Viagem pelo Fantástico + Revisitando Viagem pelo Fantástico

Trilogia teórica de Boris Kossoy – Editora Ateliê Editorial

Realidades e Ficções na Trama Fotográfica

Fotografia & História

Os Tempos Da Fotografia:
o Efêmero e o Perpétuo

Vazão 10.8 - A última gota de morfina


SERVIÇO

Abertura “Estranhamento -
Fotografias de Boris Kossoy”

Data:
20/8 (sábado)

Horário: 10 horas

Conversa com Boris Kossoy e Diógenes Moura: 12 horas

Sessão de Autógrafos:
13 horas

Período de Exposição:
20 de agosto a 20 de novembro de 2022

Censura:
Livre

Visitação:
Gratuita, de terça-feira a domingo, de 12 horas às 17 horas

Local: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota)

Mais informações: (85) 3017 3661