Mostra de Filmes da Porto apresenta curtas-metragens do Preamar 2022

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre no dia 27 de outubro, quinta-feira, a partir das 18 horas, no Cinema do Dragão
10:52 | 21 de out de 2022 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realiza a III Mostra de Filmes da Porto na próxima quinta-feira, 27.

Serão exibidos oito curtas-metragens produzidos durante o Preamar do Curso Básico em Audiovisual 2022. A Mostra se dará em duas sessões, às 18 horas e às 20 horas.

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre no Cinema do Dragão. Todas as sessões serão seguidas de debate com realizadores.

A primeira sessão, às 18 horas, exibirá três curtas-metragens: “Terral”, com direção de Alisson Emanoel e Carol Cavalcante, “Delphine”, com direção de Larisse Erretos e “Ofereçam seus corações”, com direção de Maria do Céu e Mari Reis.

A segunda sessão, às 20 horas, exibirá “Sereia do Sertão”, com direção de Letícia Viana, “Há números que sonham”, com direção de Jennifer Vieira, “Casa dos Espelhos”, com direção de Paulo Carter, e “Tempo de (Re)volta”, com direção de Pedra Silva.

Os filmes

Terral: Rute, mulher simples e devota, se desespera após seu marido, Jonas, sumir com sua jangada em alto mar. Agarrada a sua fé e a contragosto dos dois filhos, Rute decide acampar à beira-mar à espera do esposo. Durante a vigília, que dura três dias, Rute se conecta com seu sagrado enquanto descobre que a realidade não é só aquilo possível de ver e de tocar.

Delphine: Delphine é uma jovem em estado depressivo lidando com as angústias de uma vida solitária durante uma crise de insônia em seu apartamento. Uma imersão na fragilidade e força de uma madrugada atormentada pela dor.

Ofereçam seus corações: Luna, uma garota jovem de Baturité, buscando refugiar-se das angústias corriqueiras causadas pelos tempos modernos, acaba percorrendo a velha e conhecida trilha situada em um cume isolado da cidade, onde fica as ruínas de uma antiga casa de retiros dos jesuítas. Com tantos sentimentos conturbados, aquele seria um momento único com Maria, a própria personificação das ruínas, descortinando assim novos significados em meio a reflexões, surpresas e energia proporcionada pelo local.

Sereia do Sertão: Inaê é uma sereia negra que vive no meio do sertão. Após uma voz-guia soltar uma previsão de quê águas surgirão na terra seca, Inaê tenta se prevenir daquilo que tanto fugia

Há números que sonham: Na periferia de Fortaleza, Júlia se divide entre ajudar a família, estudar e trabalhar ao mesmo tempo que enfrenta os questionamentos de uma juventude atravessada pela violência.

Casa dos Espelhos: Alexandra está sendo assombrada por memórias de uma noite passada e antes de entender o que aconteceu, será preciso fazer as pazes consigo mesma e reintegrar-se a suas múltiplas personalidades.

Tempo de (Re)volta: E se nossas avós resolvessem nos fazer sonhar com a reparação dos mundos roubados? E se elas resolverem assombrar a casa grande, destruindo o sono colonial? E se neste sonho fosse possível produzir cura para nossas memórias? Assim nasce TEMPO DE (RE)VOLTA uma peça-filme que narra o tempo de um sonho. Encantadas do Mundo da Memória brotam da encruzilhada de uma madrugada iluminada.

Elas são as avós que não puderem ter o sonho vivido por conta da máquina colonial. Re-tomam em sonhos para suas netas dando a missão de demolir a monarquia colonial, pela brincadeira emanando o feitiço para novos mundos. A narrativa é estabelecida pela ética espiralar da memória e do campo onírico, não segue uma reta mais uma curva na história.

PREAMAR

O Programa “Preamar” da Porto Iracema das Artes tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica.

A proposta é compor equipes de egressos dos percursos de audiovisual, artes visuais e artes cênicas para se engajarem em projetos de criação de vídeos de curta-metragem, montagens de peças, ensaios e outras práticas, sob a tutoria de profissionais das respectivas áreas.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

III Mostra de Filmes da Porto apresenta oito curtas-metragens do PREAMAR 2022

Quando: 27 de outubro, quinta-feira, às 18 horas e 20 horas

Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público (haverá distribuição de ingressos na bilheteria do cinema por ordem de chegada)