Ministro Edson Fachin é o novo relator da Lava Jato

A vaga estava aberta desde a morte do ministro Teori Zavascki, o antigo relator e seu nome foi escolhido por meio de sorteio eletrônico
13:47 | 02 de fev de 2017 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Caberá ao novo relator conduzir agora a delação de 77 executivos da Odebrecht

O ministro Edson Fachin é o novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).  A vaga estava aberta desde a morte do ministro Teori Zavascki, o antigo relator, no dia 19 de janeiro, e seu nome foi escolhido por meio de sorteio eletrônico na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro.

O novo relator deverá conduzir a delação de 77 executivos da Odebrecht, homologada pela presidente do STF, Carmén Lúcia, na última segunda-feira, 30 de janeiro.

Participaram do sorteio os quatro ministros que compõem a Segunda Turma da Corte: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, além de Edson Fachin, que se ofereceu para migrar da Primeira para esta Turma. Não participaram Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber e a própria Carmén Lúcia.

A partir de agora, qualquer solicitação ou andamento relacionado à Lava Jato, como por exemplo a instalação de escutas ou a realização de diligências para coleta de provas, precisa ser autorizado por Fachin, caso as investigações da força-tarefa da Lava Jato indiquem o envolvimento de alguma pessoa com foro privilegiado - parlamentares e ministros, por exemplo.

Com informações do O POVO Online