Mais alta do País, inflação de Fortaleza recua em outubro

Em outubro, a inflação em Fortaleza ficou em 0,39%, abaixo do 0,43% do mês anterior. É a quarta taxa mais elevada nesses dois meses
14:17 | 10 de nov de 2016 Autor: Anuário do Ceará
Inflacao-em-Fortaleza

A cidade de Fortaleza tem o índice de inflação mais alto do Brasil, de acordo com a medida do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mesmo assim, no mês de outubro esse índice teve um recuo. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, nos últimos 12 meses, a Região Metropolitana registrou a maior variação (10,50%), seguida por Belém (9,54%) e Salvador (8,71%). Ficando, assim, com o índice mais alto do País.

Em outubro, a inflação em Fortaleza ficou em 0,39%, abaixo do 0,43% do mês anterior. É a quarta taxa mais elevada nos meses de setembro e outubro, superada apenas por Salvador (0,50%), Belém (0,51%) e Campo Grande (0,53%). A menor foi a de Vitória (-0,16). No acumulado do ano, Fortaleza também tem IPCA mais elevado (7,55%), acompanhada de Belém (6,71%) e Porto Alegre (6,60%).

Em outubro, a inflação em Fortaleza foi puxada principalmente pelos preços dos alimentos. No grupo de Alimentação e Bebidas, o índice é de 0,94%, o maior entre as demais regiões. O item carnes teve variação geral de 2,64%, exercendo o principal impacto individual no índice do mês passado.

Alisson Martins, economista e professor da Unifor, analisa que principalmente em decorrência da economia recessiva e baixa demanda provocada pela queda de emprego e renda, a inflação em Fortaleza ainda está em patamar elevado, mas já “demonstra claros sinais de desaceleração”. “A perda de força do processo inflacionário pode ser percebida no indicador mensal, que pelo 3º mês seguido apresenta índice inferior ao mês anterior”, ressalta,  em entrevista à jornalista Lígia Costa.

O especialista observa ainda que, quatro entre os nove grupos de produtos e serviços analisados pelo IBGE, apresentaram deflação (queda de preços) em outubro. São eles: artigos de residência, despesas pessoais, educação e comunicação. Para os próximos meses, estima queda contínua no ajuste de preços, “acompanhando o processo de desinflação em nível nacional”.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, de Fortaleza também é o mais alto do país no acumulado de 12 meses (10,89%), no ano (7,80%) e no mês (0,51%).