Regiões Jaguaribana e do Cariri podem ter maiores picos de temperatura

Os picos – que são comuns nesta época do ano – devem variar entre 38ºC e 40ºC, principalmente à tarde
14:15 | 14 de dez de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Entre os fatores que elevam as temperaturas estão a escassez de chuvas, diz Funceme (Foto: Marciel Bezerra/Governo do Estado)

Até a próxima sexta-feira, 15, as macrorregiões do Cariri e Jaguaribana deverão seguir como mais propícias às maiores temperaturas do Ceará, segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os picos – que são comuns nesta época do ano – devem variar entre 38ºC e 40ºC, principalmente à tarde. Em Fortaleza, as máximas serão de 33°C.

+ Confira a ficha completa do Estado

Em relação à umidade relativa do ar, as taxas deverão manter-se em torno dos 20% no interior do Estado, enquanto nas regiões do litoral, são esperados valores entre 40 e 60%.

A Funceme indica que, dentre os fatores principais que elevam as temperaturas, estão a escassez de chuvas, redução da cobertura de nuvens e, consequentemente, maior insolação.

Além disso, a atuação do evento El Niño no oceano Pacífico Equatorial altera a circulação atmosférica e faz com que haja um maior fluxo de ar de cima para baixo (subsidência), colaborando para aumento do calor na superfície.