Leonardo Magalhães será o novo defensor público-geral federal

Quando tomar posse, Magalhães será o primeiro negro a assumir o cargo na Defensoria Pública da União (DPU)
16:22 | 18 de dez de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Leonardo Magalhães (Foto: Divulgação)

O mineiro Leonardo Magalhães foi aprovado no Plenário do Senado Federal e exercerá o cargo de defensor público geral-federal (DPGF).

Magalhães foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para comandar a Defensoria Pública da União (DPU), após seleção em lista tríplice escolhida por defensores públicos federais de todo o Brasil.

+ Confira informações sobre o Congresso Federal e o Senado

Magalhães foi aprovado com 47 votos. No dia 6 de dezembro, ele foi sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Leonardo será o primeiro negro a ocupar o cargo de defensor público geral-federal após tomar posse. O mandato é de dois anos e ainda não há data marcada para a posse.

Sobre Leonardo Magalhães

Leonardo Magalhães é defensor público federal há 15 anos. Foi estagiário da instituição no ano de 2005 e, depois de formado, trabalhou como voluntário na instituição, entre os anos de 2007 e 2008.

De 2019 a 2022, Magalhães exerceu mandato de defensor público interamericano na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Esta foi a segunda vez que ele integrou a lista tríplice.

Como membro da carreira, ele foi coordenador de atendimento, chefe de capacitação de servidores e estagiários, chefe de unidade, eleito para compor o Conselho Superior da DPU por dois mandatos e integrou comissões e grupos internos.

Exerceu ainda o cargo de vice-presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef). Atualmente, Magalhães é chefe da 1ª Categoria do Distrito Federal (DF) e também integra o Grupo de Trabalho da DPU de Assistência e Proteção à Vítima de Tráfico de Pessoas.