Jucec promete diminuir tempo para abertura de empresa

A presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, promete que, no início de 2017, a abertura de empresas na maioria das atividades, em Fortaleza, será feita em até cinco dias, quando todos os órgãos envolvidos estiverem integrados à Rede Simples.   Hoje, a demora para abrir uma empresa (processo completo) no Ceará atualmente gira […]
17:30 | 22 de dez de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Carolina Monteiro é a atual presidente da Jucec

A presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, promete que, no início de 2017, a abertura de empresas na maioria das atividades, em Fortaleza, será feita em até cinco dias, quando todos os órgãos envolvidos estiverem integrados à Rede Simples.


Hoje, a demora para abrir uma empresa (processo completo) no Ceará atualmente gira em torno de 200 dias.

“Hoje já contamos com a Receita Federal e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e até o dia 20 de janeiro deve entrar no Portal da Rede Simples a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (Sefin) e o Corpo de Bombeiros”, comenta.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Rede Simples) é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas. A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo.

Alguns estados já atingiram a meta da Rede Simples de colocar uma empresa pronta para funcionar em até cinco dias. O Rio Grande do Norte lidera o ranking abrindo uma empresa em 48 horas. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas também já estão cumprindo a meta.