Meio Ambiente

Inventário da Flora Cearense já está disponível

07/05/2021

O Inventário da Flora Cearense já está disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Trata-se de um levantamento de cerca de 2.465 de espécies plantas com flores e frutos que existem em diferentes locais do Estado como, por exemplo, sertão, zona costeira, ambientes aquáticos, chapadas e serras.

Os dados do Inventário estão com livre acesso e serão atualizados online pelos pesquisadores à medida que ocorram novos registros de espécies. A ideia é que o inventário auxilie na elaboração de políticas públicas para a conservação, estudos de biotecnologia, plantas medicinais e avaliação de impactos ambientais para empreendimentos.

O inventário é de livre acesso e tem como público-alvo gestores públicos (munícipios, estados e governo federal), consultores ambientais de empresas, Organizações Não-Governamentais, estudantes e pesquisadores.

O produto é inovador no âmbito do Estado do Ceará e do Nordeste sendo fruto de investimento da Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Funcap) no âmbito do Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente em parceria com a Sema e Semace. A iniciativa possui pioneiro no âmbito nacional pois articula o conhecimento acadêmico e a gestão pública visando políticas inovadoras na área ambiental.

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.