Inscrições para casamento coletivo LGBT têm início no próximo dia 21 de março

A cerimônia será realizada no dia 2 de julho de 2022, às 16h, no Teatro São José
18:40 | 16 de mar de 2022 Autor: Joelma Leal

Estão abertas as inscrições para o Casamento Coletivo LGBT 2022 em Fortaleza. O objetivo é ofertar, gratuitamente, o acesso ao registro de casamento civil para casais constituídos por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social, celebrando o amor e a diversidade, contribuindo para a proteção dos direitos das famílias LGBT na Capital.

As inscrições ocorrerão entre os dias 21 e 31 de março de 2022, de forma presencial, no Centro de Referência LGBT Janaína Dutra ou no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues.

Regulamento completo do
Casamento Coletivo LGBT 2022

A cerimônia será realizada no dia 2 de julho de 2022, às 16h, no Teatro São José, no Centro. A expectativa é beneficiar até 28 casais, que serão selecionados mediante inscrição prévia, devendo atender às condições do regulamento.

Dentre os requisitos para a participação de casais no Casamento Coletivo LGBT 2022, está a exigência de pelo menos uma das partes residir no município de Fortaleza, ambos declararem não possuir recursos próprios para custeio do casamento, além da conclusão de todas as etapas e condicionalidades previstas (inscrição, seleção e habilitação), apresentando todos os documentos solicitados dentro do prazo estipulado.

O Casamento Coletivo LGBT 2022 é uma ação conjunta realizada pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual de Fortaleza; pela SPS, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para LGBT do Estado do Ceará; pelos Cartórios Mondubim e do Mucuripe; além do apoio de outros parceiros, como a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará.

Relação de documentos necessários para inscrição:

- Documento de identificação oficial com foto (RG) de cada um/a

- CPF de cada um/a

- Comprovante de endereço do último mês no nome de cada um/a

- Certidão de nascimento (para pessoas divorciadas, a certidão de nascimento será substituída pela certidão de casamento com anotação do divórcio e, para pessoas viúvas, pela certidão de casamento, junto com a certidão de óbito do cônjuge falecido)

- Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado por ambos/as (fornecido no local)

Serviço

Casamento Coletivo LGBT 2022

Inscrições

Período: de 21 e 31 de março

- Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (Rua Guilherme Rocha,
1469, Jacarecanga)

Atendimento: segunda a quinta-feira

Horário: 8h às 13h

Contato: (85) 3452 2047

- Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues (Rua Valdetário Mota, 970 - Papicu)

Atendimento: segunda a sexta-feira,

Horário: 8h às 16h

Contato: (85) 9 8993 3884