Inscrições abertas para o 74º Salão de Abril

Interessados podem participar do processo seletivo até o dia 06 de janeiro de 2023 por meio de plataforma virtual
15:27 | 08 de dez de 2022 Autor: Joelma Leal

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o edital de chamada pública para seleção de até 38 trabalhos artísticos, com temáticas livres, para compor a 74ª edição do Salão de Abril.

As inscrições estão abertas
e seguem até o dia 6 de janeiro de 2023, por meio do site do Salão de Abril. Na plataforma, os interessados poderão realizar inscrição com a submissão do trabalho artístico e envio das demais informações e documentos solicitados.

O principal salão de artes de Fortaleza, um dos mais disputados e reconhecidos do País, comemora 74 edições em 2023. O evento contará com 38 obras classificadas que serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, com programação plural envolvendo seminários, palestras e leituras de portfólios.

A inscrição é gratuita, sendo 30 vagas destinadas, exclusivamente, a artistas visuais com formação diversa, que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará. As oito vagas restantes serão destinadas, exclusivamente, para artistas residentes ou radicados nos demais estados nordestinos, devendo ter mais de 18 anos ou ser emancipado.

Os proponentes selecionados para participar da mostra receberão a quantia de R$ 5.000. Conforme orienta o edital, cada proponente inscrito poderá submeter até um trabalho como autor e até um como coautor, em qualquer categoria dentro da linguagem das Artes Visuais. As obras podem ser uma individual do próprio artista inscrito e/ou uma obra coletiva da qual ele seja co-autor, devendo, neste último caso, ter a anuência dos demais coautores da obra coletiva.

Para consolidação do edital, uma consulta pública foi realizada entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, com o objetivo de acolher sugestões dos artistas e produtores. A minuta foi disponibilizada no Canal Cultura, da Prefeitura de Fortaleza.