Indústria cresce no Ceará em junho, diz IBGE

Atividade industrial aumentou em junho, mas resultado ainda não compensa perdas
15:40 | 11 de ago de 2020 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A indústria brasileira vem mostrando recuperação gradativa de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ceará é um dos estados que apresentou crescimento dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-Reg). A pesquisa é referente à junho e em comparação com o maio deste ano.

Todos os locais cresceram, exceto Mato Grosso (-0,4%), que apontou o único resultado negativo.

A PIM-Reg foi divulgada nesta terça-feira, 11, pelo IBGE. Mesmo com os crescimentos da indústria regional em maio e junho, a pesquisa mostra que não representam a recuperação total das perdas de março e abril na maioria dos locais, ocasionadas pela suspensão das atividades por conta da pandemia da Covid-19.

Maior parque industrial do País, São Paulo segue puxando a média nacional (8,9%), com alta de 10,2% em comparação com maio. É a segunda taxa positiva consecutiva na indústria paulista, que apresenta -14,2% no acumulado do ano.

Ceará tem segunda taxa positiva seguida

Em junho, Amazonas (65,7%) e Ceará (39,2%) assinalaram as maiores altas na comparação com maio, com ambos marcando a segunda taxa positiva consecutiva e acumulando ganhos de 95,1% e 42,5% nesse período, respectivamente.

Outro destaque da Pesquisa foi a indústria gaúcha, que teve alta maior que a média nacional e registrou 12,6% na comparação com maio. Foi a segunda taxa positiva seguida para o Rio Grande do Sul, acumulando 31,6% em maio e junho. A perda acumulada entre março e abril, entretanto, foi de 37,1%, e a indústria do estado ainda não compensou a perda da pandemia. Na comparação com junho de 2019, a taxa foi de -12,2%

Além de Rio Grande do Sul e São Paulo, Santa Catarina, com taxa de 9,1% também mostrou alta maior que a média nacional. Minas Gerais (5,8%), Paraná (5,2%), Pernambuco (3,5%), Pará (2,8%), Goiás (0,7%), Rio de Janeiro (0,7%), Bahia (0,6%) e Espírito Santo (0,4%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em junho, na comparação com maio.

Por outro lado, Mato Grosso (-0,4%) apontou o único resultado negativo.


Com Agência IBGE Notícias