IFEC realiza II Bienal de Música

A programação inclui apresentações culturais, oficinas, webinars, fóruns e apresentação de trabalhos científicos
18:44 | 26 de nov de 2020 Autor: Joelma Leal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) inicia, nesta quinta-feira, 26, a segunda edição da Bienal Internacional de Música Paulo Abel do Nascimento – homenagem ao sopranista e contraltista cearense, falecido em 1993, ex-regente do tradicional coral do Instituto. O evento segue até sábado, 28.

Com o tema “Dimensões Investigativas sobre Educação Musical e Criação Artística em Tempos de Pandemia”, a Bienal acontece totalmente on-line, com transmissão pelo canal do IFCE no YouTube. A programação inclui apresentações culturais, oficinas, webinars, fóruns e apresentação de trabalhos científicos.

Uma das atrações do primeiro dia foi o grupo cearense Syntagma, famoso pelas apresentações de música instrumental. Eles se apresentaram às 11h. A primeira noite terá a solenidade de abertura e palestra com o professor Dr. Elvis de Azevedo Matos (UFC) sobre Paulo Abel. Em seguida, a cantora Ana Paula Nogueira, professora do campus do IFCE no Cedro, faz sua apresentação às 20h. O músico, compositor e arranjador paulista Toninho Ferragutti fecha a noite ao som do acordeon, a partir das 21h.

A primeira atração do segundo dia de evento é o Duo Cruz & Costa (11h), formado pelos professores do IFCE Sobral Marcilane Cruz e Renato Costa. Os consagrados músicos do grupo cearense Marimbanda tem apresentação programada para as 20h, enquanto a atração principal da segunda noite é o Duo Siqueira Lima, formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima. A dupla usa violões para misturar gêneros como clássico, barroco e música brasileira.

O músico e compositor Carlinhos Crisóstomo, que também é professor do IFCE, se apresenta às 11h do sábado, ocasião em que fará o lançamento do seu novo CD (“Diálogos Cromáticos”, com Sebastião de Paula). Outra prata da casa a se apresentar no último dia da Bienal é o cantor, violonista, compositor e técnico em música Edinho Vilas Boas, formado pelo IFCE. Ele faz sua participação às 20h. Fechando a noite – e a Bienal –, o pianista e compositor Jeff Gardner se apresenta às 21h. Nascido em Nova York (EUA) e radicado no Brasil desde 2018, Gardner transita com desenvoltura entre gêneros como choro, valsa, baião e samba.

Oficinas e fóruns

A Bienal oferece, nos três dias do evento, oficinas de trompete e trompa, saxofone, clarinete, flauta transversal, trombone, bombardino e tuba, educação musical inclusiva, regência de banda, regência de coral, ensino coletivo, harmonia e improvisação, violão, piano, canto popular, percussão, acordeon e áudio e acústica. As inscrições e o credenciamento seguem abertos até esta nesta quinta (26), no site do evento.

Destaque para a oficina de canto lírico, com o barítono Miguelangelo Cavalcanti, integrante primeiro elenco da Ópera de Praga (República Checa), Miguelangelo estudou com Paulo Abel e dividiu casa com o músico cearense na Europa.

Também estão previstos na programação os fóruns “Perfil da Educação Musical na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” (26/11, 15h) e “Perspectivas da Educação Musical na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” (27/11, 15h).