IFCE realiza Bienal Internacional de Música

O encontro ocorrerá de 29 de novembro a 1º de dezembro, em Fortaleza
14:49 | 21 de nov de 2018 Autor: Joelma Leal

A primeira edição da Bienal Internacional de Música Paulo Abel do Nascimento ocorrerá, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), de 29 de novembro a 1º de dezembro. A capital cearense vai receber artistas do Brasil e do mundo para celebrar a música como mecanismo contribuidor da formação holística dos cidadãos.

O IFCE abriga há 16 anos as licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro, além do curso técnico em Instrumento Musical, tendo agregado recentemente a licenciatura em Música à oferta de cursos. O título do evento foi uma homenagem à memória do cantor lírico cearense que teve a Escola Técnica Federal do Ceará ligada à sua trajetória.

Estão entre os macro-objetivos da bienal: aprimorar e desenvolver a cultura musical, valorizar os artistas, os arranjadores, os compositores, os intérpretes e estimular novos talentos a nível local e nacional. Com isso, espera-se estimular o olhar das pessoas sobre o potencial da música e trabalhar a sensibilidade dos sujeitos a respeito da arte.

As articulações em torno do evento começaram com reuniões unindo dirigentes do órgão, bem como professores da área, para discutir a respeito da iniciativa, reconhecendo a importância da instituição tanto pela oferta de cursos regulares na área, quanto por ser celeiro de atividades extensionistas que integram os públicos com a cultura musical.

A bienal tem apoio de várias instituições: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).