IFCE e Capitania dos Portos assinam termo de cooperação técnica

O objetivo é ofertar capacitação a pescadores e aquaviários dos Litorais Leste e Oeste
18:27 | 18 de maio de 2021 Autor: Joelma Leal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Capitania dos Portos assinaram um Termo de Cooperação Técnica, objetivando a oferta de capacitação a pescadores e aquaviários dos Litorais Leste e Oeste. O documento foi assinado na sede da Capitania dos Portos, em Fortaleza, pelo reitor do IFCE, Wally Menezes, pelos diretores-gerais dos campi de Aracati (Mário Wedney Moreira), Acaraú (João Vicente Santana) e pelo professor Marcos Alberto Vieira. Representando a Capitania dos Portos, o termo foi assinado pelo capitão de Mar e Guerra, Ricardo Barillo Cruz.

Na ocasião, outros projetos de pesquisa e desenvolvimento também foram sugeridos por ambas as instituições e foram discutidas, ainda, temáticas relativas à economia azul, que é um termo da economia relacionado com a exploração e preservação do meio ambiente marinho.

Para o diretor do campus de Aracati, Mário Moreira, a Marinha do Brasil tem a incumbência de proteger a vasta área marítima brasileira, bem como atuar no entorno estratégico do país, sempre que necessário. “Para cumprir com essa responsabilidade, a Capitania dos Portos do Ceará tem também empreendido esforços na consecução de seus programas estratégicos e o IFCE torna-se um importante parceiro nesta empreitada”, afirma.