Idecan será organizador do concurso IFCE com mais de 100 vagas

O edital deve ser publicado até a segunda quinzena de julho
16:07 | 14 de jul de 2021 Autor: Anuário do Ceará

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) anunciou em suas redes sociais que será o organizador do novo concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Estão previstas cerca de 190 vagas para técnico-administrativos e professores.

O Idecan ficará responsável por receber as inscrições do concurso em seu site, além de aplicar as etapas, como provas objetivas.
O edital deve ser publicado até a segunda quinzena de julho. A previsão é de 150 vagas para docentes e 40 para técnico-administrativos.

Com o edital divulgado em julho, o instituto pretende aplicar as provas entre outubro e novembro.
As provas para os cargos de professores serão realizadas de forma objetiva.

Haverá cobrança, tanto nas provas de docentes quanto de técnicos-administrativos, de conceitos básicos de Direito Administrativo (Lei 8.112/90, Código de Ética do Servidor, Lei do Processo Administrativo, Lei da Carreira, LDB e Lei de criação dos Institutos Federais).

O último concurso IFCE para técnicos-administrativos foi realizado em 2016, composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de conhecimentos básicos e específicos.
Já o último concurso para docentes, também aberto em 2016, contou com três fases: prova escrita e prova de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

IFCE pretende preencher todas as vacâncias no período

Todas as oportunidades do concurso são oriundas de vacâncias, como exonerações e aposentadorias. As oportunidades que surgirem, enquanto o concurso estiver válido, devem ser preenchidas.

O IFCE também fez uma articulação junto ao Ministério da Educação e conseguiu 24 vagas oriundas de vacância que eram originalmente de universidades federais, que não poderiam ser providas lá.

Os cargos e vagas por especialidade ainda não foram revelados. A lotação também não foi anunciada, mas os aprovados serão designados para as áreas com maior déficit de pessoal.