IBGE lança o Mapa Índice Digital 2021

Os produtos cartográficos que compõem o Mapa Índice Digital seguem a classificação de produtos das Geociências que está refletida no portal do IBGE
14:46 | 24 de ago de 2021 Autor: Anuário do Ceará

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira, 24, o Mapa Índice Digital. O MID em sua versão 2021 tem o propósito de dar uma ampla visibilidade a todos os produtos elaborados pela Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências do IBGE, servindo como referência para, em um único ambiente, identificar um produto; consultar informações sobre o ano de sua publicação, escala disponível, extensão territorial, entre outras; fazer o seu download e explorar seus metadados.

Os produtos cartográficos que compõem o Mapa Índice Digital seguem a classificação de produtos das Geociências que está refletida no portal do IBGE abrangendo folhas topográficas; bases cartográficas contínuas do Brasil e estaduais; mapas do Brasil, regionais e estaduais; imagens do território e modelos digitais de elevação.

Na versão 2021 do Mapa Índice Digital são contemplados novos produtos e versões atualizadas de outros, disponibilizados na edição anterior, tais como: Bases cartográficas contínuas do Brasil e estaduais; Imagens ortorretificadas; Mapas do Brasil, regionais e estaduais (físicos e políticos); Ortomosaiscos de fotografias aéreas e de imagens de satélites; Modelos Digitais de Elevação; e Cartas imagem.

O Mapa Índice Digital apresenta ainda o produto “Limites das Unidades da Federação” que integra o produto Malha Municipal 2020, produzido pela Coordenação de Estruturas Territoriais - CETE, também pertencente à Diretoria de Geociências do IBGE.

O principal objetivo da presente documentação técnica é fornecer uma visão geral sobre o Mapa Índice Digital em sua versão de 2021 e apresentar aspectos básicos para uso do produto em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).


Com IBGE Notícias