Hub do Hidrogênio Verde avança com assinatura novo pré-contrato

O projeto agora segue para a fase de licenciamento ambiental e projeto básico para iniciar sua implantação, que será dividida em etapas
15:25 | 06 de dez de 2022 Autor: Anuário do Ceará

A Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos assinaram, nessa segunda-feira, 5, um pré-contrato com o Complexo do Pecém (CIPP S/A), no Ceará, para a instalação de unidade fabril de produção de hidrogênio e amônia verde com sua primeira fase prevista para iniciar operação em 2026.

O projeto, que já vem sendo trabalhado desde 2021, agora segue para a fase de licenciamento ambiental e projeto básico para iniciar sua implantação, que será dividida em etapas.

Quando em plena capacidade operativa, o empreendimento terá capacidade de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo mais de mil toneladas de hidrogênio por dia, possibilitando a entrega 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

As empresas Comerc Eficiência e Casa dos Ventos já haviam firmado um Memorando de Entendimento (MOU) com o Governo do Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém (CIPP S/A) para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do Ceará.

A planta, que ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará, vai evitar a emissão de até 430 mil toneladas de CO2 por mês, por meio da geração de Hidrogênio Verde ao invés de Hidrogênio Cinza, o qual emite 2.4 kg de CO2 para cada quilo de Amônia Cinza produzida, trazendo assim uma significativa redução na emissão dos gases de efeito estufa (GEE).

Esse é o terceiro pré-contrato assinado para o Hub de Hidrogênio do Ceará, que conta ainda com 24 memorandos de entendimento (MoUs) assinados com empresas brasileiras e estrangeiras, de fevereiro de 2021 até hoje, 6/12.