HRC é um dos seis hospitais do Brasil selecionados para nova fase do Projeto Lean

Apenas seis hospitais do Brasil foram selecionados pelos consultores do modelo de gestão. No Ceará, além do HRC, foi selecionado o Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
17:38 | 06 de ago de 2021 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

O Hospital Regional do Cariri (HRC), foi a unidade escolhida para apresentar os resultados do modelo para 25 hospitais que estão ingressando na primeira fase do Projeto Lean.
No dia 30 de julho, uma consultora do Sírio-Libanês esteve na unidade do Cariri para avaliar se a instituição tem todos os critérios para entrar na segunda etapa do programa e coletar os dados para Diagnóstico de Desempenho Operacional (DDO), que baseia a situação atual e permite a comparação da evolução pós-implantação da ferramenta.

O Projeto Lean nas Emergências está iniciando nova fase, chamada de Transformação Lean, com foco, agora, na melhoria dos processos nas unidades de internação e maior efetividade de centros cirúrgicos. O Hospital Regional do Cariri (HRC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi contemplado na primeira fase do projeto, em julho de 2019.

Os bons resultados fizeram com que a unidade fosse convidada a participar desta segunda etapa. Apenas seis hospitais do Brasil foram selecionados pelos consultores do modelo de gestão. No Ceará, além do HRC, foi selecionado o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

O Lean é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS) para otimizar processos, reduzir internações e lotações em hospitais públicos. O projeto é executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa, participou da etapa inicial da metodologia.