Hospital da Mulher realiza coleta domiciliar de leite materno

O leite materno permite que bebês e crianças se desenvolvam com mais saúde e fiquem protegidos de infecções, diarreias e alergias
19:08 | 10 de fev de 2022 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
As futuras doadoras podem entrar em contato, por telefone, com o posto de coleta do hospital

O posto de coleta de leite do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (HMDZAN) necessita de doações de leite materno e está incentivando a doação domiciliar para reforçar os estoques. A unidade, administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), possui UTI Neonatal com a média mensal de 42 internações.

As futuras doadoras podem entrar em contato, por telefone, com o posto de coleta do hospital para fazer um pré-cadastro. Após análise de exames de pré-natal, é marcada a visita domiciliar para a entrega do kit de doação (gorro, máscara, vidro estéril e folder de instruções).

A doadora realiza a coleta do seu leite e, após isso, entra em contato com o Hospital para o recolhimento do material por uma equipe destinada às captações domiciliares, na casa das voluntárias.

O horário de funcionamento para atendimento por telefone é diário, de 7h às 19h. A coleta domiciliar ocorre de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

O diretor do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, Rodrigo Linhares, explica que a campanha é um incentivo para ampliar a doação de leite materno.
Na doação, qualquer quantidade de leite pode ajudar. “Até a menor quantidade de leite é importante para ajudar nas refeições dos bebês. Dependendo do peso, 1ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido”, explica o diretor.


Sala de Apoio à Mulher que Amamenta -
O Município possui 20 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta, locais de apoio destinados ao compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, além da orientação de técnicas que auxiliam uma boa amamentação. Também coletam leite humano, que é encaminhado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública e beneficiam outras crianças prematuras que não têm a condição de serem alimentadas com leite da mãe.

Cada sala consegue captar entre quatro e cinco litros de leite humano por mês. O equipamento conta com o apoio de um enfermeiro e técnico de enfermagem, capacitados para proporcionar um melhor acolhimento às mulheres, esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre o assunto.

Serviço

Doação de leite materno no HMDZAN

Telefone: (85) 9836 0172

Atendimento: diariamente, de 7h às 19h