Governo firma parceria na promoção do desenvolvimento infantil com 24 municípios do Estado

Os projetos terão o investimento total de cerca de R$ 7,5 milhões
20:24 | 04 de fev de 2021 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A escolha dos municípios foi feita a partir de critérios estabelecidos pelas fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernand Van Lee e Porticus,

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernand Van Lee e Porticus, inicia, a partir deste mês de fevereiro, o processo de implantação de ações em 24 cidades do Estado, com foco na educação infantil, parentalidade, gestão e cidades. Os projetos terão o investimento total de cerca de R$ 7,5 milhões.

A escolha dos municípios foi feita a partir de critérios estabelecidos pelas instituições, são eles: número elevado de famílias com crianças de 0 à 6 anos em situação de extrema pobreza; infraestrutura e capacidade local; cobertura de creche acima da média nacional (30%); presença do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV); e diversidade de tamanho populacional, distribuição regional e tipologia urbano-rural.

Na educação infantil, será avaliada a qualidade do ensino e elaborado os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil do Ceará, além de capacitar gestores municipais. No eixo parentalidade, será implementado o Programa ACT, que visa fortalecer a criação de uma criança prevenindo os maus tratos e a violência no presente e no futuro; e ainda apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância, com o projeto Crescer Aprendendo.

Contemplado as ações de gestão, haverá a realização de pesquisa amostral das famílias contempladas pelo Cartão Mais Infância Ceará, com o objetivo de avaliar a parentalidade e o perfil das famílias beneficiadas. Já com a iniciativa Urban95, no eixo cidades, pretende-se promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros cinco anos cruciais da vida das crianças.

Municípios contemplados

As ações serão implantadas nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Ararendá, Camocim, Caucaia, Chaval, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itatira, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Paramoti, Quixadá, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará.