Governo federal, Sebrae e Crab anunciam a criação da Rede de Artesanato Brasil

A proposta é criar um canal com os agentes de cada estado que estão dedicados a apoiar o artesanato
15:04 | 12 de mar de 2021 Autor: Joelma Leal

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Sebrae e o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) vão celebrar o Dia do Artesão no próximo 19 de março. A programação inclui várias atividades online e intervenções artísticas, que serão transmitidos pelas redes sociais do Crab, a apresentação de um plano de trabalho entre PAB, Sebrae e Crab e a criação de uma rede nacional de fomento do artesanato.

Será apresentado um plano de trabalho para o desenvolvimento do artesanato, com a desburocratização da atividade, o aumento da formalização de artesãos e a certificação dos produtos artesanais, entre outras ações. Também será anunciada a criação da Rede Artesanato Brasil – PAB/Sebrae, que objetiva criar um canal com os agentes de cada estado que estão dedicados a apoiar o artesanato, formando uma cadeia de cooperação permanentemente para desenvolver ações, trocar conhecimentos, participar de feiras, organizar iniciativas e juntar esforços para outras ações conjuntas.


Semana do Artesão -
Durante a semana, de segunda-feira (15/3) a sábado 20/3, o Crab promoverá uma série de atividades para homenagear o artesão brasileiro. Haverá oficinas lúdicas online, levando a temática do artesanato para o público infantil. Na ação Fala do Especialista, o Crab divulgará em suas redes sociais vídeos de profissionais que se especializaram em gestão, estratégias de negócios e presença digital voltados para o setor de artesanato. E No Parabéns, Artesão, vão ao ar vídeos de consultores do setor criativo e de artesanato, parabenizando o artesão pelo seu dia (19/3).

Sexta-feira, 19/3, Dia do Artesão, antes do evento online com autoridades públicas e gestores de artesanato do Sebrae de vários estados, o Crab promoverá um Yarnbombing no primeiro piso, onde toda uma parede será coberta com peças de crochê, tricô e bordado. A intervenção artística quer mostrar ao público visitante que, através das tramas elaboradas, há afeto, união e força no artesanato.