Governo do Estado inaugura descarregador de minério de ferro

Com a ampliação e modernização do Porto do Pecém, o Ceará é capaz de atrair em torno de R$ 10 bi em novos empreendimentos
20:07 | 23 de ago de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Governador inaugura guindaste e esteira de extração de minerio de ferro no Porto do Pecém

O Governo do Estado inaugurou o descarregador de minério de ferro e acionou o funcionamento da correia transportadora que vai levar o minério e outros granéis sólidos de alta densidade do porto até as empresas instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Os equipamentos, que juntos custaram R$ 272 milhões, serão utilizados inicialmente para atender demanda da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).


O descarregador tem capacidade nominal de descarregar até 2.400 toneladas/hora de minério de ferro direto na correia, com 8,6 km de extensão. Na prática, os novos equipamentos têm capacidade de fazer em três dias, o descarregamento de um navio com 70 mil toneladas de minério, que substitui mais de quatro mil caminhões.


Outras obras ainda estão em andamento - como a implantação de mais três berços de atração de navios no Terminal de Múltiplo Uso (TMUT); a construção de uma segunda ponte de acesso que fará a ligação entre o litoral ao pátio de cargas; a construção de uma rodovia de Placas que vai permitir o movimento de caminhões pesados que vão transportar as placas da siderúrgica ate o porto e a duplicação da CE-155 – devem colocar o Porto do Pecém em novo patamar.


Em menos de três anos, a CSP fez investimentos de U$ 5,4 bilhões. Foi feito embarque de 32 mil toneladas de placas de aço para Itália e Marrocos. Este é o segundo carregamento feito pela CSP. A expectativa é exportar até o final do ano 1,6 milhão de toneladas.


Em busca de uma refinaria chinesa para se instalar na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE), uma comitiva do Ceará vai à China.