Governo do Ceará inaugura obra do Plano de Segurança Hídrica

Os 38 poços deverão garantir aproximadamente 200 litros por segundo, reduzir o envio de água para a região do CIPP e reforçar a garantia hídrica para localidades da RMF
18:56 | 25 de jan de 2017 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A ideia é diminuir o consumo que vai do Castanhão para a região do Complexo Portuário do Pecém

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) recebeu mais uma obra do Plano de Segurança Hídrica do Estado do Ceará. O governador Camilo Santana inaugurou, no Pecém, a  bateria de poços, adutoras e estações de bombeamento, que permitirão o melhor aproveitamento das águas do Sistema Metropolitano. Os 38 poços deverão garantir aproximadamente 200 litros por segundo, reduzir o envio de água para a região do Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP) e reforçar a garantia hídrica para localidades da RMF.


A obra compõe o Aproveitamento do Aquífero do Pecém foi desenvolvida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e custou R$ 6.516.499,04. A água do sistema reforçará o abastecimento do município de São Gonçalo do Amarante e distritos próximos.

Hoje, de acordo com estudo da Cogerh, no Ceará, 67,29% das águas são utilizadas para o abastecimento humano e 7,02% são dedicados ao setor industrial. O restante se divide em irrigação (20,8%), carcinicultura (3,84%), piscicultura (0,36%) e demais usos (0,69%).

O Plano de Segurança Hídrica do Governo do Ceará - Elaborada em 2015, a iniciativa reúne ações, em parceria com a Cagece, Cogerh e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), com apoio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Secretaria das Cidades (SCidades), que têm como objetivo reduzir em 20% o consumo de água, com investimentos previstos em R$ 72,1 milhões.

O reforço no combate às perdas de água (fraudes e vazamentos); a perfuração de novos poços e manutenção dos já existentes em áreas críticas de abastecimento e em equipamentos públicos (saúde, educação e segurança); a perfuração de poços no Pecém; o aproveitamento do sistema hídrico do Cauípe; o aproveitamento do açude Maranguapinho; o reuso das águas de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água do Gavião; a captação pressurizada de água no açude Gavião; o reforço no abastecimento de Aquiraz com implantação de adutora de água tratada; a revisão da meta da Tarifa de Contingência (aumento da meta de economia de água pela população de 10% para 20%); a redução da oferta de água em 20% para indústrias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); e o plano de Comunicação compõem as ações.


Com informações do Governo do Estado