Governo do Ceará empossa 247 oficiais da Polícia Militar

Estão em andamento concursos da Perícia Forense, Polícia Civil e Polícia Militar do Ceará
21:54 | 19 de out de 2021 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Trata-se da maior turma de oficiais da história e a que possui a maior participação de mulheres

O Governo do Ceará deu posse a 247 novos oficiais da Polícia Militar nesta terça-feira (19), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará. A solenidade foi transmitida ao vivo, pelas redes sociais, e presidida pelo governador Camilo Santana. Os novos oficiais fazem parte do reforço operacional para ampliar a atuação das forças de segurança em todo o Estado. Ao lado do governador, estavam a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o secretário de segurança pública e defesa social, Sandro Caron, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Oliveira, e o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Cel. Clairton Abreu.

“Estamos formando hoje não apenas a maior turma, mas a maior turma de mulheres na história da PM. São 22 oficias entre os 247 promovidos.
Investimos em tecnologia, com os melhores equipamentos, sistemas integrados, serviços de inteligência, temos a maior frota de aeronaves de turbinas no Brasil, a maior frota de motocicletas, importamos armas do exército americano, de grosso calibre, compramos viaturas”, informou o governador Camilo Santana.

O ingresso no oficialato da corporação militar se dá por meio de concurso público. Para se tornar um tenente da Polícia Militar, os candidatos passaram por um
processo seletivo dividido em etapas. A primeira foi a fase intelectual, com a aplicação de provas objetivas; a segunda fase incluiu exames médico, odontológico, biométrico e toxicológico, e a terceira etapa do certame foi o Curso de Formação profissional, promovido pela Aesp, que incluiu ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

Estão em andamento concursos da Perícia Forense, Polícia Civil e Polícia Militar do Ceará. Ao término de todos, serão mais de 2.600 novos profissionais de segurança, aprimorando a parte ostensiva, investigativa e científica das Polícias do Ceará.