Gestão municipal: quais são as 12 secretarias regionais de Fortaleza

Secretarias Regionais de Fortaleza têm a finalidade de executar políticas públicas municipais
18:23 | 09 de set de 2023 Autor: Ravel Araújo
imagem da interna
Fortaleza tem 12 Secretarias Regionais (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

As Secretarias Regionais de Fortaleza são órgãos subordinados à Secretaria da Gestão Regional (Seger) que têm a finalidade de executar políticas públicas municipais de auxílio à população em suas respectivas áreas. O Anuário do Ceará compila e detalha as informações das 12 regionais de Fortaleza e seus respectivos secretários.

As Secretarias Regionais têm como finalidade executar as políticas públicas municipais que são definidas pelo poder executivo, operacionalizando serviços a fim de melhorar diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Dessa forma, as secretarias identificam e articulam as políticas de acordo com as necessidades dos cidadãos das suas respectivas áreas de atuação.

As secretarias regionais estão na categoria de “Administração Direta”. A Administração Direta engloba os órgãos que integram a União, os Estados, o Distrito Federal ou os Municípios com a atribuição de executar os serviços de interesse público.

Seger

A Secretaria Municipal de Gestão Regional, a qual as 12 secretarias regionais são subordinadas, tem como atribuições: gerir as regiões administrativas de Fortaleza, articular ações setoriais e intersetoriais destas regiões em congruência com as secretarias relativas a cada tema, além de participar do planejamento municipal.

A Seger ainda atua na manutenção de espaços públicos, tais como: vias, espaços e demais logradouros públicos.

Executa ações de conservação e limpeza de recursos hídricos no território municipal. Também atua na manutenção e coordenação de espaços urbanos, tais como praças e equipamentos nela instalados.

Fortaleza

O Anuário do Ceará traz informações sobre a capital cearense, com detalhamento sobre a administração municipal no capítulo “Fortaleza”.

Também é possível conferir mapas das Áreas Integradas de Segurança, divisão das regionais de Fortaleza e esgotamento sanitário, por exemplo.