Fortaleza tem nova unidade de acolhimento para dependentes químicos

Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Poeta Mário Gomes, está localizada no bairro Dias Macedo
14:52 | 04 de out de 2017 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A nova
Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Poeta Mário Gomes, está localizada no bairro Dias Macedo e foi inaugurada na noite desta terça-feira, 3.
Com o novo equipamento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), amplia o atendimento e o número de vagas de acolhimento para usuários de álcool, crack e outras drogas.

A unidade atende aos requisitos do programa "Crack, é possível vencer", do Governo Federal, ao qual Fortaleza aderiu em 2013. Os dependentes químicos poderão permanecer na unidade de acolhimento, voluntariamente, onde receberão todo suporte terapêutico necessário, mediante acompanhamento psicossocial dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adultos, além do desenvolvimento de ações que reduzam as situações de vulnerabilidade social e familiar.

Fortaleza conta, atualmente, com duas unidades de acolhimento para atendimento de homens e mulheres, localizadas no bairro José Walter. A rede de saúde mental da capital tem ainda 14 CAPS, sendo seis CAPS Gerais, seis CAPS AD e dois CAPS Infantis, além de três Residências Terapêuticas e 37 leitos de assistência psicossocial.


Homenageado

Mário Gomes começou a escrever aos 18 anos, ficou conhecido como Poeta Descomunal e se tornou popular como andarilho da Praça do Ferreira e do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura. O artista escreveu vários poemas sobre a vida em Fortaleza e locais da cidade que ele considerava especial, como a Praça do Ferreira. Ele foi aposentado por invalidez e faleceu aos 67 anos.