Fortaleza sedia 11º Congresso RTI de Provedores de Internet e 13º Congresso RTI de Data Centers

Com mais de 60 palestrantes e 80 expositores, a organização do evento espera um público acima de 2.500 visitantes
20:27 | 05 de fev de 2020 Autor: Joelma Leal

Temas como 5G, WI-FI comunitário e indústria 4.0 integram a programação do Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers,a ser realizado nos dias 15 e 16 de abril, no Centro de Eventos de Fortaleza, no Ceará.

O evento é direcionado aos ISPs (Internet Service Provider) para discussão sobre tecnologias de acesso, regulamentação, geração de receita com novos serviços de valor agregado e oportunidades no mercado de banda larga.

Com mais de 60 palestrantes e 80 expositores, a organização do evento espera um público acima de 2.500 visitantes. O congresso reunirá nomes como Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP do Governo Federal (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa); Carlos Falconiere de Araújo Filho, da Enel–CE; Adriano Marques, CEO da Wirelink; Sayde Bayde, CCO da Mob Telecom; José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; e Gil Giardelli, um principais estudiosos brasileiros sobre inovação, economia digital e atividades ligadas à sociedade em rede.

O Congresso acontece mais uma vez em Fortaleza, que é ponto estratégico para grandes data centers, por sua localização privilegiada. Com a chegada de grandes empresas do setor, a região cresce com investimento em tecnologia. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil registrou, em agosto de 2019, 32.500.601 contratos de banda larga fixa, um aumento de 1.713.855 contratos em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Além disso, discussões sobre a chegada do 5G no Brasil estão em alta, no aguardo da implantação da tecnologia que, segundo o Governo Federal, deve começar ainda este ano, com previsão de funcionamento para 2022. Em paralelo a isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação anunciou que vai destinar cerca de R$ 80 milhões para o programa
Nordeste Conectado,
que prevê a construção de
backbone/backhaul
(vias utilizadas para distribuir internet às redes) pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa para levar banda larga para estados da região.

Todas essas mudanças que estão ocorrendo no País serão discutidas no Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers, em palestras e oficinas, além dos trabalhos inscritos de estudiosos de todo o Brasil.