Fortaleza sedia 10º Bienal da UNE

Encontro mais de 5 mil estudantes para uma maratona de debates sobre política, arte e cultura, com programação de shows, espetáculos e exposições de diversas linguagens
14:07 | 23 de jan de 2017 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Carina Vitral é a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE)

A Bienal da UNE, considerado o maior festival estudantil da América Latina, chega à  10ª edição e celebra os quase 20 anos de existência do evento. Entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, mais de 5 mil estudantes vindos de todas as regiões do País são esperados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Praia de Iracema, em Fortaleza.

 

A 10ª Bienal da UNE tem como tema “Feira da Reinvenção”, em alusão ao potencial criativo do povo brasileiro e à possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta, de resistência e de arte, a partir da imagem das feiras populares. A 10ª Bienal também dará início às festividades dos 80 anos da UNE, comemorados no dia 11 de agosto.

 

A programação da Bienal apresenta uma lista de convidados, entre pensadores, artistas e ativistas, com o objetivo de reunir as diversas linguagens e expressões culturais, valorizar a identidade nacional e conectar as produções estudantis de todas as regiões do País.

 

“Para a UNE, é uma honra poder ser recebida em um estado que reserva tanta história, tanta luta e uma cultura tão rica, quanto o Ceará. Acredito que as trocas que serão possibilitadas nesta edição, com o encontro de gente de todo o Brasil, vão criar um ambiente bem diverso e instigante, de reinvenção e muita criatividade”, afirma a presidenta da UNE, Carina Vitral, que já está em Fortaleza, participando de atividades preparatórias para a Bienal.

 

Já passaram pelas diversas edições da Bienal artistas como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Abdias Nascimento, Alceu Valença, Ziraldo, Tom Zé, Martinho da Vila, Augusto Boal, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Lenine, Naná Vasconcelos, Criolo, Pitty e outros personagens.

 

Arte, conhecimento, pensamento - a Bienal da UNE tem como ponto central uma mostra estudantil. Para seleção dos trabalhos, foram abertas inscrições, com estudantes de todos os estados podendo participar, inscrevendo trabalhos em sete áreas: artes cênicas, literatura, música, artes visuais,audiovisual, ciência e tecnologia e projetos de extensão. Para participar, o único requisito foi estar matriculado em uma instituição de ensino no ano letivo de 2016.

 

Já os estudantes que não forem apresentar trabalho podem se inscrever online, no site do evento, até 25 de janeiro, como participante. O procedimento é o mesmo, mas haverá a cobrança de uma taxa R$ 150, (após esta data, só serão aceitas inscrições pessoalmente no local do credenciamento, no Dragão do Mar). O valor dá direito a alojamento e acesso a todas as atividades da Bienal. Estudantes do ProUni e cotistas têm desconto de 30%. O desconto é valido para inscrições feitas pelo site.


Confira a programação completa. 


Serviço

10ª Bienal da UNE

De 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2017, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza

Informações: www.une.org.br