Fortaleza recebe 1ª Jornada Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva

De janeiro a agosto deste ano, 620 cirurgias ginecológicas minimamente invasivas foram realizadas
14:19 | 05 de out de 2017 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Meac realizou 620 cirurgia ginecológicas minimamente invasivas de janeiro a agosto deste ano.

Realizada pela
Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac),
a 1ª Jornada Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva será desta quinta-feira, 5, até o próximo sábado, 7, no Seara Praia Hotel, em Fortaleza.
A unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Ebserh, é a primeira a oferecer tratamento multidisciplinar gratuito de endometriose no Ceará.

A cirurgia é considerada minimamente invasiva quando não utiliza grandes cortes e o médico e seus auxiliares operam observando o que se passa dentro do corpo da paciente, por meio de imagens captadas, via orifícios naturais, por uma câmera e transmitidas em um monitor de TV de alta definição. Dessa forma, o procedimento é mais rápido, menos doloroso e a internação é mais curta, proporcionando conforto para a paciente, que tem uma recuperação menos traumática.

É aguardada a presença de instrutores de outros estados e países como Canadá, Estados Unidos e Itália.

PROGRAMAÇÃO

O evento terá no seu primeiro dia um curso prático (hands-on) de técnicas de sutura laparoscópica com o professor Armando Romeo (diretor educacional e treinador da Karl Storz para América Latina), criador da técnica "gladiador". Serão oferecidas para esse curso 30 vagas e cada participante receberá um aparelho de treinamento individual (home-trainning) para continuar o treinamento em casa. Será aberto para todas as especialidades cirúrgicas.

No dia 6 de outubro, ocorrem exposições teóricas dialogadas com a plateia e moderadas por mesa de especialistas sobre temas relativos à laparoscopia, endometriose, uroginecologia e disfunção do assoalho pélvico. Também haverá exposição de vídeos didáticos, editados, de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Participarão nesse dia os professores Jorge Haddad (FMUSP-SP), Luciano Gibran (Hospital Pérola Byington-SP), Mauricio Simões Abrão (FMUSP-SP), Marco Bassi (FMUSP-SP) e William Kondo (Sugisawa-PR). Haverá, ainda, conferência da Profª Rosane Kho, convidada internacional da Cleveland Clinic de Ohio (EUA), e videoconferência do Prof. Nucelio Lemos, da University of Toronto – Women’s College Hospital (Canadá).

No último dia, 7, o destaque será para as cirurgias que serão feitas no centro cirúrgico da Meac, com transmissão simultânea para a plateia no auditório do hotel. Serão, ao todo, cinco procedimentos realizados pelos professores convidados: endometriose intestinal, colpo-promontofixação laparoscópica, endometrioma ovariano, prótese vaginal para prolapso e histerectomia laparoscópica.

A programação completa pode ser acessada no
site do evento.
Inscrições poderão ser feitas apenas no local, com pagamento em dinheiro.