Fortaleza inicia vacinação contra a Covid-19 de crianças restritas ao leito nesta segunda-feira

Cerca de 120 crianças sinalizaram, no ato do cadastro, a condição de restritos ao leito
15:31 | 21 de jan de 2022 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Neste fim de semana haverá nova oportunidade para as crianças de 5 a 11 anos que faltaram à data do agendamento da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta segunda-feira, 24/1, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos restritas ao leito. Essas crianças serão vacinadas em domicílio pelas equipes da Atenção Primária à Saúde. De acordo com os cadastros realizados na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), cerca de 120 crianças sinalizaram, no ato do cadastro, a condição de restritos ao leito. A vacinação do público infantil por faixa etária, com comorbidade e deficiência permanente continua simultaneamente.

O público restrito ao leito deve aguardar a chegada das equipes de vacinação, que atuam das 8h às 17h. Os profissionais trabalham devidamente uniformizados e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).


Para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br). No caso das pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade para realizar seu cadastro, a Prefeitura está realizando mutirão de cadastramento nos seguintes locais:

- 12 Secretarias Executivas Regionais

- 4 Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter)

- Centro Cultural Canindezinho

- Pracinha da Cultura do Ancuri

- 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

- 3 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)

- 4 terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba).

A força-tarefa inclui, também, busca ativa por parte dos agentes escolares e outros profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SME), para identificar os alunos da Rede Municipal de Ensino na faixa etária ainda não cadastrados na plataforma e garantir a adesão. As equipes já estão atuando na sensibilização sobre a importância da imunização e cadastramento dos estudantes. Nos casos necessários, os agentes escolares também visitam a residência dos alunos para efetuar o cadastro.

Vacinação de crianças com comorbidade

A partir deste sábado, 22/1, a Prefeitura de Fortaleza inicia a vacinação de crianças de 5 a 11 de idade com comorbidades e/ou deficiências permanentes, que tenham indicado a condição no ato do cadastro na plataforma Saúde Digital. A nova etapa irá ocorrer simultaneamente à vacinação de crianças por idade.

As listas nominais com os agendados estarão no site Coronavírus Fortaleza. O agendamento também pode ser verificado através do
Vacine Já
e do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Para ter acesso ao agendamento, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital.

Repescagem dos faltosos

A Prefeitura de Fortaleza oferta, neste sábado, 22/1, e domingo, 23/1, uma nova oportunidade para as crianças de 5 a 11 anos que faltaram à data do agendamento da vacina contra a Covid-19. No sábado, 22/1, a repescagem ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, de 9h às 17h, e em mais quatro postos de saúde da Capital, de 9h às 16h. Já no domingo, 23/1, o atendimento será no Centro de Eventos.

Além da repescagem, o Município atenderá também, ao longo do fim de semana, novos agendamentos para o público infantil. Ao se dirigir a um local de vacinação, as pessoas precisam estar portando um documento original com foto e comprovante de residência.

Endereços dos postos de saúde para repescagem infantil:

Regional de Saúde I

Posto de Saúde Casemiro Filho (Av. Francisco Sá, 6449 – Barra do Ceará)

Regional de Saúde V

Posto de Saúde José Paracampos (Rua Alfredo Mamede, 250 – Mondubim)

Posto de Saúde Regina Maria da Silva Severino (Rua Itatiaia, 889 – Canindezinho)

Regional de Saúde VI

Posto de Saúde Edmar Fujita (Av. Alberto Craveiro,1480 – Boa Vista).