Ferramenta on-line ajuda a identificar moléculas para tratamento contra Covid-19

A plataforma, batizada de DINC-COVID, é gratuita e acessível a qualquer cientista
10:34 | 23 de nov de 2021 Autor: Anuário do Ceará

A parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade de Rice (EUA), de Houston (EUA) e de Edimburgo (Reino Unido) resultou em uma plataforma on-line que ajuda cientistas de todo o mundo a testar moléculas com potencial inibitório contra SARS-CoV-2, o vírus que provoca a Covid-19. Pela UFC, participou do trabalho o Prof. Geancarlo Zanatta, do Departamento de Física.

A plataforma, batizada de DINC-COVID, é gratuita e acessível a qualquer cientista. Ela usa uma técnica chamada de ancoramento molecular, uma simulação em computador que utiliza estruturas tridimensionais (3-D) para testar possíveis ligações entre moléculas de determinado organismo (um vírus como o da Covid-19, por exemplo) e moléculas candidatas a medicamento.

A grande vantagem da ferramenta em relação às técnicas convencionais de ancoramento molecular é que ela leva em consideração a flexibilidade natural das proteínas do SARS-CoV-2 ao testar candidatos a medicamento contra o vírus. Isso aumenta a precisão dos resultados e permite acelerar o processo de identificação e desenvolvimento de medicamentos.

A DINC-COVID é tema da matéria desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará.