FDR abre inscrições para curso com foco na inclusão social pelo esporte

A carga horária é de 140 horas/aula
09:40 | 26 de abr de 2022 Autor: Joelma Leal

Capacitar o educador para assumir o compromisso de incluir, de forma pedagógica, os alunos nas aulas de Educação Física. Esse é um dos objetivos do curso “Inclusão social através do esporte”, oferecido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR).
Com uma carga de 140 horas/aula, na modalidade Educação a Distância (EaD), é composto por 12 módulos (fascículos, videoaulas e podcasts) e visa contribuir para a formação dos profissionais.

Além de professores e estudantes de Educação Física, formam o público-alvo demais profissionais da educação, gestores públicos e os interessados em geral sobre o tema. Ao fim do curso, o participante que obtiver a média exigida receberá um certificado emitido pela FDR.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site:
cursos.fdr.org.br

Os alunos matriculados também ganharão uma assinatura de três meses do
O POVO+,
plataforma multistreaming de jornalismo e cultura do
O POVO.

Os fascículos serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso.
Ricardo Catunda, educador físico, professor e doutor em Ciências da Educação, é o coordenador de conteúdo. O projeto é uma realização da Universidade Aberta do Nordeste/Fundação Demócrito Rocha (Uane/FDR).


SERVIÇO

“Inclusão social através do esporte”

Curso livre com 140 horas/aula

Valor: R$ 69,90

Mais informações e inscrição:
cursos.fdr.org.br


Conteúdo Programático do curso “Inclusão social através do esporte”

Módulo 1 – Princípios da Prática Esportiva Inclusiva

Autor: Ricardo Catunda

Módulo 2 – Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil

Autor: Wellington Gomes Feitosa

Módulo 3 – O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte

Autores: Carla Samya Nogueira Falcão e David Xavier dos Santos

Módulo 4 – Atividade física versus esportes de alto rendimento: aplicabilidade para pessoas com deficiência

Autores: Adriano César Carneiro Loureiro e Daniel Nogueira Godinho

Módulo 5 – Esporte adaptado como ferramenta para o protagonismo e transformação social

Autor: Mário Antônio de Moura Simim

Módulo 6 – Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física

Autores: Ana Luisa Batista Santos, José Jander Teixeira de Oliveira e Matheus Pontes Lopes

Módulo 7 – Educação inclusiva para o esporte: modelos de ensino e estratégias pedagógicas

Autores: José Airton de Freitas Pontes Júnior e Lívia Marques Quixadá

Módulo 8 – Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade

Autores: Helvio Feliciano Moreira e Regina Helena Tahim Souza Neiva

Módulo 9 – Tecnologia Assistiva para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência

Autores: Ruth da Silva Lima, Ana Lúcia Silva Farias, Anaxágoras Maia Girão e Izabeli Sales Matos

Módulo 10 – Políticas públicas para inclusão e educação pelo esporte

Autores: Celina Sousa Gontijo e Bernardo Luiz Brahim Cortez

Módulo 11 – Fundamentos da ação do gestor de esporte para a educação inclusiva

Autor: Felipe J. Aidar

Módulo 12 – Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo

Autor: Felipe Nogueira Catunda