Fábrica de Fortaleza receberá recursos captados na bolsa de Xangai

A holding da qual faz parte a Eletra lançou, na última quinta-feira, 10, ações em Bolsa.
13:46 | 11 de nov de 2016 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Em funcionamento há cerca de dois meses, a fábrica da Eletra no Eusébio foi oficialmente inaugurada na manhã da última quinta-feira, 10.

Parte do montante captado na bolsa de valores de Xangai pela holding chinesa Hexing será aplicado na Eletra Energy Solutions, fábrica de medidores elétricos inteligentes instalada no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na última quinta-feira, 10, ações da Hexing foram lançadas na Bolsa, com perspectiva de captação de R$ 1 bilhão.

Em funcionamento há cerca de dois meses e a única do Grupo no País, a unidade fabril foi inaugurada oficialmente na quinta-feira, 10, e mantém, junto ao Governo do Estado, o plano de expandir para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE).

Atualmente, a Eletra atende 60% do mercado nacional. Fabrica 500 mil medidores de energia elétrica por mês e calcula comercializar 3 milhões este ano, superando em um milhão o número de unidades vendidas em 2015. Apesar de realizar desde a produção de suas placas eletrônicas até a montagem dos medidores industriais e residenciais, alguns componentes eletrônicos continuam a ser importados.

De acordo com Cheng Rui, vice-presidente da Hexing, a Eletra se tornou uma das maiores subsidiárias do Grupo e deverá receber investimentos para fabricar outros produtos. “A fábrica é nova e tem muita coisa a otimizar: mais máquina, mais investimento. Queremos colocar a Eletra como a mais moderna do Brasil”, ressalta, em entrevista à jornalista Lígia Costa, do O POVO.


AMPLIAÇÃO

Com produção verticalizada, a fábrica já conta com um galpão pronto para ampliação. Conforme Antônio Balhmann, secretário de Assuntos Internacionais, o plano é, com a ampliação do espaço, aumentar a produção dos componentes para suprir a montagem de novos produtos para exportação futura na ZPE. “Estamos discutindo o projeto para fazer do Ceará a plataforma de exportação da Hexing”. Ele afirma que ainda não há como precisar quais investimentos serão feitos para a expansão da Eletra no Estado.


A Eletra se tornou o primeiro empreendimento previsto no acordo Brasil-China, firmado em maio de 2015. Criada em 2010, a empresa é resultado de uma Joint Venture formada por uma empresa cearense e o Grupo Hexing. Em 2013, a Eletra foi adquirida em sua totalidade pelo Grupo e fornece medidores para distribuidoras de todo o Brasil.


SOLENIDADE

1) Fábrica da Eletra foi inaugurada já com galpão para ampliação

2) A Eletra fabrica cerca de 500 mil medidores de energia por mês

3) Além do comando da Eletra e da Hexing, inauguração contou com autoridades

4) Evento teve apresentação de Waldonys