A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou o processo de solicitação das carteiras estudantis 2020. Para solicitar o documento, os alunos da rede pública e da rede particular podem se dirigir a um dos postos de atendimento da Etufor e apresentar RG, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados.Também é necessário realizar o cadastro da biometria facial, que é a foto a ser impressa na carteira.
Os postos de atendimento são os terminais de integração Parangaba, Siqueira, Papicu, Praça Coração de Jesus e nas sedes do Sindiônibus e da Etufor, Vapt Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra, Shopping Aldeota e no Rio Mar Kennedy. Os estudantes também podem solicitar a carteira estudantil em suas próprias instituições de ensino (escolas ou faculdades) ouclicando aqui.
A carteira dos alunos da rede pública municipal e estadual será solicitada pela Direção das escolas, que é responsável pela solicitação da gratuidade. Os boletos para pagamento na rede particular variam entre R$ 30 e R$ 38 e podem ser pagos em qualquer instituição financeira. Depois de realizados os pedidos, os estudantes devem aguardar a entrega das carteiras nas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.
Devem solicitar pessoalmente os alunos das universidades públicas, ou seja, os alunos da Uece, UFC e IFCE devem dirigir-se à sede da Etufor ou aos postos de atendimento com as declarações do semestre vigente, RG e CPF e comprovante de endereço atualizado. Apenas os alunos novatos, que nunca tiveram carteira de estudante, devem comparecer à sede da Etufor (de 8h às 16h30), nos Vapt-vupt de Messejana e Antônio Bezerra (de 8h às 16h30) ou no shopping Aldeota e RioMar Kennedy (de 8h às 16h30).
Os alunos veteranos da rede particular que continuarem na mesma instituição podem imprimir o boletoclicando aquie aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. As entidades estudantis já entregaram os boletos referentes ao processo de 2020 nas escolas particulares. Caso o aluno tenha mudado de escola ou de universidade particular, basta solicitar a confirmação da matrícula na instituição atual para que os dados sejam atualizados e imprimir o boleto.
Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo e a meia cultural, a carteira estudantil agrega mais uma vantagem: como o documento possui a função do Bilhete Único no mesmo cartão, é possível fazer a integração, utilizando a mesma passagem no intervalo de duas horas. Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integração, para utilizar as bicicletas compartilhadas, bem como facilitar o cadastro no programa de carros compartilhados, Vamo.