Estudantes de escolas públicas vão produzir curta-metragem de animação

A ação tem o apoio da Casa Amarela e faz parte da segunda etapa do projeto Compartilha Animação
16:30 | 06 de mar de 2022 Autor: Joelma Leal

Dez estudantes de escolas públicas de Fortaleza participarão, de 7 de março a 7 de abril, de aulas práticas e teóricas sobre Cinema de Animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Caeo), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC). A ação faz parte da segunda etapa do projeto Compartilha Animação.

Além das aulas, os estudantes terão acesso a equipamentos e programas de computador no Núcleo de Cinema de Animação (Nuca), da Casa Amarela Eusélio Oliveira, para a produção de um curta-metragem sobre os cuidados com a rede elétrica. O curta deverá ter cinco minutos de duração e tem data de estreia marcada: na noite de abertura do 32º Cine Ceará, que ocorrerá de 25 de junho a 1º de julho no Cineteatro São Luiz.

Os dez participantes dessa etapa do projeto foram selecionados entre os 200 estudantes que integraram a primeira fase do Compartilha Animação. A iniciativa levou, no mês de fevereiro, oficinas de animação a cinco escolas públicas da capital cearense.

O projeto Compartilha Animação faz parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da UFC, é viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult).

Desde o lançamento, em 2007, o projeto realizou ao todo nove curtas-metragens de animação e já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado.