Escola Porto Iracema das Artes celebra aniversário de 8 anos com programação especial em agosto

A data que marca a fundação da Escola é 29 de agosto, mas ao longo de todo o mês haverá aulas abertas com grandes nomes do Teatro, do Cinema e das Artes Visuais
15:00 | 03 de ago de 2021 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A Escola Porto Iracema das Artes celebra seus 8 anos com uma programação gratuita repleta de atividades virtuais. A data que marca a fundação da Escola é 29 de agosto, mas ao longo de todo o mês haverá aulas abertas com grandes nomes do Teatro, do Cinema e das Artes Visuais que estarão nos percursos do Programa de Formação Básica.

Além de shows de artistas do Laboratório de Música; exibição e debate de filme cujo roteiro foi desenvolvido no Laboratório de Cinema da Escola; debates com artistas e pesquisadores que vão recontar um pouco da história recente da dança no Ceará; reflexões sobre o legado de Paulo Freire e, haverá ainda, o lançamento do primeiro livro editado pela Escola, “Poéticas de Bombordo”. Tudo será transmitido pelo Youtube.

Programação de aniversário

A programação inicia na quinta-feira, 5, com o primeiro encontro da série de lives “Entre Telas Dança – Traçados de dança no tempo: perspectivas do Ceará”, uma parceria entre a Escola e a Prodança, que vai reunir importantes artistas e profissionais da dança cearense para resgatar as histórias e perspectivas da área no cenário local a partir da década 1980. Dora Andrade, Rubem Militão, Waneza Menezes, Luís Alexandre, Lolly Pop, Climério Anacé e Lauriane Tremembé participam das conversas, que acontecem também nos dias 12 e 18, pelo canal do Porto Iracema no Youtube, sempre às 19 horas.

Já na sexta-feira, 6, teremos a primeira aula aberta do Programa de Formação Básica 2021, no percurso de Teatro. Chamado de “Navegações Estéticas”, o módulo de abertura dos percursos promove o encontro entre estudantes e artistas de trajetórias consolidadas para um intenso ciclo de reflexões, diálogos e experimentações. A partir das 17 horas, a professora colombiana Maria Fernanda Sarmiento discute o conceito de Teatro Decolonial.

Já na segunda-feira, 9, será a vez da artista visual Efe Godoy ministrar a aula aberta “Desenho é Transe”, a partir das 19h. Ela estará à frente do primeiro módulo do percurso de Desenho e Pintura. No dia seguinte, 10 de agosto, a aula aberta será com a cineasta Everlane Moraes. “Navegações Estéticas: O Cinema e o Espelho”, do percurso de Audiovisual, acontece às 17h.

A programação completa pode ser conferida no site da Escola Porto Iracema das Artes.

Todas as ações oferecidas são gratuitas.