Escola de Fortaleza é a única cearense certificada pela ONG SOS Mata Atlântica

Estudantes da escola Sesi Senai da Parangaba ganharam certificação da ONG SOS Mata Atlântica por trabalho de monitoramento de águas
14:03 | 02 de mar de 2023 Autor: Anuário do Ceará

Estudantes da escola Sesi Senai da Parangaba ganharam certificação da ONG SOS Mata Atlântica por trabalho de monitoramento de águas. No Ceará, nove grupos participaram do projeto.

Há mais de 26 anos, a ONG SOS Mata Atlântica tem um projeto nacional de monitoramento da qualidade da água de rios, riachos, lagos e lagoas, em 19 estados do Brasil (+ Distrito Federal), dentro do bioma da Mata Atlântica.

Coordenados pela professora Conceição Feijó e pela coordenadora de Bibliotecas Karla Farias, os alunos fazem a análise da qualidade da água da lagoa da Parangaba e enviam os dados, mensalmente, para a ONG. Os resultados são disponibilizados no site do projeto e ajudam gestores públicos na tomada de decisões importantes para a conservação das águas.

Veja os dados da análise da Lagoa da Parangaba aqui.

A certificação da SOS Mata Atlântica é um incentivo para a participação de novos alunos em futuras turmas na escola Sesi Senai Parangaba.

Desde a segunda turma, os alunos são incentivados ao exercício da produção científica. Eles escreveram um artigo, sob orientação, inclusive, do educador ambiental da ONG, César Pegoraro, e apresentaram o trabalho em um evento acadêmico promovido pelo curso superior em Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2022. Os estudantes foram os únicos da educação básica na programação.