Encontro comemora 45 anos de atuação da OCB/CE

Cadernos serão encartados no O POVO, às quintas-feiras, a cada 15 dias, de 27/4 a 6/7. Nas mesmas datas serão exibidos especiais na TV O POVO, às 23 horas, e na O POVO CBN, às 14 horas
08:26 | 25 de abr de 2017 Autor: Joelma Leal

O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará (OCB/CE), comemora 45 anos da existência promovendo o

CooperaCeará -
Encontro de Cooperativas Cearenses

que ocorrerá
nos
dias 26 e
27 de abril, no Marina Park Hotel – Atlântico Hall, em Fortaleza.

A palestra magna de abertura
será proferida pelo governador do Ceará, Camilo Sobreira de Santana,
às 19h30min, no dia
26 de abril.

A ideia do encontro é disseminar a cultura de cooperação e do cooperativismo por meio das sociedades cooperativas, fortalecendo sua imagem no Estado, em especial junto às comunidades onde atuam, oferecendo substancial suporte profissional ao seu público-alvo.

O evento é destinado a parceiros, cooperativistas, políticos, operadores do Executivo, ONGs, Órgãos Públicos, educadores e estudantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do portal
www.cearacooperativo.coop.br


Voluntariamente, os participantes poderão doar pelo menos duas latas de leite, que serão destinadas ao Projeto Logos -
Núcleo de Ação Logos – Lar Batista (abrigo que atende cerca de 300 crianças em processo de adoção).

Durante os dois dias de evento serão promovidas a cultura da cooperação, seus valores e princípios, com foco na educação cooperativista. Como resultado, o Encontro deverá fomentar a economia das cooperativas , oportunizando novos negócios, sempre à busca da sustentabilidade das cooperativas e a melhoria da gestão.

O evento -
contará com a apresentação de conteúdos focados na temática “Cooperativismo e inovação: tendências para o empreender sustentável como alternativa empresarial para o desenvolvimento e divisão de riquezas”. O cronograma prevê, além da solenidade de abertura, palestras, apresentação de cases e realização de uma Mostra dos Cooperados, que contará com um espaço especialmente reservado, conectado diretamente com o salão principal.

Ações de sustentabilidade -
uma das inovações será a neutralização das emissões de gases de efeito estufa, realizada pelo Programa Carbono Neutro da Unimed Fortaleza. As emissões de gases de efeito estufa serão contabilizadas por meio de um inventário de emissões e neutralizadas por meio do plantio de 1000 mudas de árvores nativas em áreas degradadas , escolhidas entre as cooperativas do Estado do Ceará.

Antecipadamente, e de forma simbólica, serão plantadas mudas no período que antecede a realização do evento; as demais serão disponibilizadas posteriormente. Esta é uma ação concreta de combate ao aquecimento global. E uma obrigação das organizações no sentido de minimizar os impactos gerados pela poluição, além de um esforço voluntário em reconhecer que grandes transformações começam com iniciativas próprias.

Ao final do evento, todo material utilizado na sinalização será doado para uma instituição que trabalha com reciclagem de lonas plásticas. O material coletado durante o encontro será destinado à fabricação de bolsas, necessaires e outros produtos, contribuindo para a economia sustentável.

O POVO Economia Especial Cooperativismo -
O POVO
vai encartar uma série de seis cadernos especiais, composto por 12 páginas, cada. A proposta é desmitificar e difundir a educação cooperativista.
Os cadernos serão encartados no O POVO, às quintas-feiras, a cada 15 dias, de 27/4 a 6/7. Nas mesmas datas serão exibidos especiais na TV O POVO, às 23 horas, e na O POVO CBN, às 14 horas, os programas especiais
apresentados pela jornalista Neila Fontenele.