cultura

Encerramento do 72º Salão de Abril terá lançamento de catálogo e exposição virtual

14/09/2021

O 72º Salão de Abril tem encerramento da mostra física nesta quinta-feira, 16/9, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Interessados podem visitar o espaço das 10h às 17h. Na mesma data ocorrerá o lançamento do catálogo da edição de 2021 e a inédita exposição virtual em realidade 360º do evento, disponíveis no site do Salão de Abril. A ação é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema.

Novidade da 72º edição do evento, a exposição virtual do Salão de Abril é um recurso composto por imagens em 360º que permitem que o visitante faça um tour pelas salas do casarão e que interaja com as obras, sem sair de casa, por meio de plataforma virtual. Já o catálogo, que terá lançamento no mesmo dia, conta com fotografias, sinopses e contextualizações das 35 obras contempladas na mostra. Ambos produtos ficarão hospedados no site do evento, disponíveis para contemplação do público.

A edição deste ano contemplou 35 projetos, número maior que o selecionado em edições anteriores. Outro destaque da edição é a curadoria inteiramente feminina, formada pelas profissionais Ana Cecília Soares (CE), Luise Malmaceda (SP/NY) e Luciara Ribeiro (BA/SP), que avaliaram cerca 221 obras de artistas inscritos.

Seminário
O 72º Salão de Abril desenvolveu em agosto e início de setembro uma programação virtual composta por três debates abertos ao público. Integraram as mesas, além dos artistas Virgínia Pinho, Ana Mundin e Diego de Santos e das curadoras da mostra Ana Cecília Soares, Luciara Ribeiro e Luise Malmaceda, os pesquisadores Delano Pessoa, Bruno Pinheiro, Maria Angélica Melendi e Rafael Domingos. A ação ocorreu no canal do Youtube da Secultfor, interessados podem acessar o canal e assistir as palestras.

Raimundo Cela
Em 2021, o Salão de Abril prestou uma homenagem ao artista Raimundo Cela. Pintor, gravador e professor, Raimundo Cela nasceu em Sobral, em 1890. Teve como temática abordada a tipologia da terra, isto é, os tipos humanos e regionais, com perspectiva formal estética. Com telas luminosas e claras, retratados em suas obras a força do trabalhador, representada pelos pescadores, vaqueiros, artesãos, operários e jangadeiros. O artista representa um grande marco para a arte regional cearense, o que fez com que ele se tornasse um pintor renomado para patrimônio artístico cearense. Raimundo Cela faleceu no Rio de Janeiro em 06 de novembro de 1954.

Últimos dias da exposição física do 72º Salão de Abril
Data: Até quinta-feira (16/9)
Horário: das 10h às 17h
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (R. Gen. Sampaio, 1632 – Centro)

Lançamento do catálogo e exposição virtual do 72º Salão de Abril
Data: Quinta-feira (16/9)
Local:  salaodeabril.com.br/