Empresas de Israel e Portugal visitam o Ceará com interesse em investir

Dirigentes da indústria Israel Aerospace Industries (IAI), estiveram no Estado na última terça-feira, 13 de setembro
18:08 | 15 de set de 2016 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A convite da secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, dirigentes da indústria de tecnologia Israel Aerospace Industries (IAI), estiveram no Ceará na última terça-feira, 13 de setembro. A empresa é fabricante e desenvolvedora israelense de satélites, veículos aéreos não tripulados, aeronaves civis e militares, radares, mísseis, barcos de patrulha e sistemas de defesa cibernética e soluções de comando e controle.

Os dirigentes vieram conhecer a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) e as potencialidades da economia cearense. Os executivos participaram de compromissos no Gabinete do Governador, na Federação das Indústrias (Fiec) e no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Segundo Nicolle Barbosa, o objetivo da visita foi identificar possíveis investimentos a serem realizados pela empresa no Ceará, bem como possibilidades de intercâmbio tecnológico. Na agenda do Governo do Estado ainda está um encontro com o ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal.

Encontros

Durante encontro com representantes do Governo, os dirigentes da empresa apresentaram a vasta linha da corporação, contemplando desde fabricação e desenvolvimento de aeronaves e veículos aéreos não-tripulados (VANTs) até soluções em comunicação e segurança cibernética. Organizada em seis divisões, a IAI possui 15 mil funcionários e faturou cerca de US$ 4 bilhões no último ano, com 80% da receita oriunda de exportações.

O CEO da empresa no Brasil, Henrique Gomes, destacou que atualmente a empresa possui cerca de US$ 9 bilhões em encomendas contratadas. "Isso nos dá segurança para executar nossa estratégia de expansão e realizar investimentos", afirmou.

Em visita às instalações da ZPE, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), os executivos afirmaram ver potencial de investimento. "A ZPE é um diferencial bastante atrativo para atuar com exportações oferecendo diversas perspectivas de operação. Ficamos impressionados com a estrutura oferecida para receber investimentos", afirmou Miki Bar, assessor especial da presidência IAI mundial.

A IAI também fabrica barcos não tripulados, que atuam na vigilância de zonas portuárias e costeiras. Por conta disso, o grupo visitou a Indústria Naval do Ceará (Inace), estaleiro cearense líder nacional na construção de iates de luxo e navios militares e embarcações de trabalho e offshore, incluindo rebocadores e empurradores fluviais. De acordo com os participantes, o interesse foi mútuo e as possibilidades de parcerias serão avaliadas.