Elementos do projeto gráfico

O projeto gráfico que norteia esta edição tem como principal foco a instalação da CSP e a importância do ferro e do aço para o progresso do Ceará.
16:32 | 10 de jul de 2016 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
O Dragão como agente transformador da matéria-prima.

O ano de 2016 é um marco na história do ferro e do aço pela implantação do maior investimento privado do País hoje, no Estado, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O projeto gráfico que norteia esta edição do Anuário do Ceará 2016-2017  tem como principal foco a instalação da CSP e a importância do ferro e do aço para a cultura e para o progresso do Ceará. A publicação mais antiga e tradicional do Ceará promove essa abordagem com fundamento e argumento central da arte aplicada à obra.

A concepção gráfica do projeto teve como estímulos iniciais o “calor”, representado pela cor laranja, a “matéria-prima”, simbolizando o projeto, e a “transformação”, representada pela cor cinza, que simboliza o metal e o objeto final da transformação.

“Chegamos, logo, a um cenário litorâneo e adotamos o dragão como agente transformador da matéria-prima em metal, representando a CSP e a mitologia e/ou o folclore da comunidade coreana instalada junto ao equipamento”, explica o Editor de Design do Núcleo de Design Editorial da Fundação Demócrito Rocha, Amaurício Cortez.

A construção da iconografia e tipografia exclusiva do Anuário do Ceará foi fundamentada no Tangram, um quebra-cabeça oriental formado por peças poligonais que nos desafiam a criar formas diversas. Cortez destaca, ainda, que “a surpresa do projeto gráfico fica por conta do dragão de metal que navega por todo o Anuário, seu movimento pode ser, sutilmente, percebido ao passar das páginas”.