Dose de reforço da vacina bivalente está disponível em Fortaleza

A aplicação ocorrerá nos postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, da 7h30min às 18h30min
11:21 | 12 de dez de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
A iniciativa foi definida pelo Ministério da Saúde (MS) (Foto: Fernanda Barros/OPOVO)

A dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 já está disponível para idosos a partir de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos que tenham recebido a última dose há mais de seis meses.

+ Conheça o capítulo dedicado à capital do Estado

A aplicação ocorrerá nos postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. Aos fins de semana, a população pode buscar o posto de saúde Mattos Dourado e o posto Irmã Hercilia.

Definida pelo Ministério da Saúde (MS), a iniciativa leva em conta o fortalecimento da proteção contra a Covid-19, a redução da resposta imune às vacinas e a circulação de novas variantes.

Esquema vacinal

1ª dose: crianças a partir de 6 meses;

2ª dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação;

3ª dose: crianças a partir de 6 meses, crianças de 3 e 4 anos que receberam CoronaVac no esquema primário, crianças de 5 a 11 anos e pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses;

4ª dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses;

Bivalente: fortalezenses acima de 12 anos, que tenham tomado, pelo menos, primeira e segunda dose da vacina contra a covid-19, imunossuprimidos de 12 anos a 17 anos, 11 meses, 29 dias e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos;

2ª dose bivalente: fortalezenses acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos que tenham tomado a dose bivalente há pelo menos seis meses

Cenário epidemiológico em Fortaleza

O último boletim epidemiológico mostrou que, entre os dias 22 e 28 de novembro de 2023, o percentual de positividade das amostras (RT-PCR) dos moradores de Fortaleza foi de 31,8%.

As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen/CE).

De 703 exames realizados, 224 amostras foram positivas, o que indica um aumento de 3,3% comparado com a média de positividade da primeira semana de novembro.