Detran realiza retorno gradual do atendimento presencial

O serviço ofertado será, neste primeiro momento, a renovação simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
14:48 | 16 de jun de 2020 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
As carteiras vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 estão com prazos de validade prorrogados por tempo indeterminado

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) inicia a retomada gradual do seu atendimento presencial em Fortaleza, a partir do dia 16 de junho, seguindo às recomendações do Decreto Estadual nº33.608 e às orientações das autoridades sanitárias do Estado.

Na primeira fase, o atendimento presencial ao cidadão se dará em quatro postos de atendimento localizados em Fortaleza nos shoppings RioMar Papicu, Iguatemi e também nos bairros de Messejana e São Gerardo, cobrindo pontos de elevada densidade populacional e fácil acesso. O serviço ofertado será, neste primeiro momento, a renovação simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um dos mais procurados pelos usuários durante o período de isolamento social e será realizado somente mediante agendamento prévio no site do Detran-CE.

Ao acessar o site para efetuar o agendamento, o usuário poderá escolher a clínica credenciada para realização do seu exame médico e, posteriormente, dirigir-se ao posto do Detran-CE para coleta da foto e biometria, finalizando o processo. Em até 10 dias úteis, a nova CNH é encaminhada para a residência do condutor no endereço por ele informado.

Para efetuar a renovação, é necessário apresentar os seguintes documentos originais: CNH ou o RG com CPF em caso de perda da CNH e um comprovante de residência dos últimos três meses. Não é necessário levar cópias dos documentos. Caso não tenha comprovante de residência em seu nome, o condutor poderá preencher uma declaração de residência, disponibilizada no site do Detran ou no local de atendimento.

O Detran-CE relembra a população que a Deliberação 185, do Denatran, prorrogou vários prazos , como a própria validade da CNH. As carteiras vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 estão com prazos de validade prorrogados por tempo indeterminado, ou seja, não precisam ser renovadas neste momento. Além disso, durante o isolamento social, o órgão ampliou vários serviços on-line como, por exemplo, a solicitação de 2ª via da CNH, a solicitação de CNH Definitiva para aqueles que tiveram suas PPDs – Permissões Provisórias para Dirigir vencidas neste período, a impressão do documento do veículo (CRLV) pelo site e muitos outros.