Cursos gratuitos de Física para professores e alunos do ensino médio

A iniciativa vai ocorrer de forma remota no período de 9 a 31 de julho, sempre aos sábados
20:42 | 24 de jun de 2021 Autor: Joelma Leal

Com a proposta de oferecer conhecimentos básicos sobre temas como buracos negros, Física de Partículas, Astrofísica, Astronomia, Nanociência, Nanotecnologia, Biofísica, História da Física e Mecânica Quântica, será realizada a IV Escola de Física Teórica do Ceará: a Universidade Indo à Escola. A iniciativa vai ocorrer de forma remota no período de 9 a
31 de julho, sempre aos sábados. Todos os cursos são gratuitos.

Neste ano, a escola está sendo organizada pelo Departamento de Física e pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará, com a colaboração dos cursos de Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece) dos campi de Fortaleza e do interior do Estado. Antes voltada apenas para alunos de graduação, a edição de 2021 será destinada a estudantes e professores do ensino médio. As inscrições ocorrem até o próximo dia 27, sábado,
no site do evento.

A palestra de abertura, no dia
9 de julho, terá como convidado o professor Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio
de Janeiro

(UFRJ), presidente da Academia Brasileira de Ciências. Ele falará sobre o tema “O mundo dos quanta: dos sonhos de Einstein aos computadores quânticos”.

Com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a IV Escola de Física Teórica do Ceará tem como coordenador-geral o professor Geová Alencar, do Departamento de Física da UFC. Ele integra a comissão organizadora com os professores José Alves Lima Júnior, Antonio Gomes Souza Filho e Ricardo Renan Landim de Carvalho, da UFC, e Célio Muniz, Marcony Cunha e Makarius Tahim, da Uece.

A Escola de Física Teórica surgiu em 2015 por parte dos professores das duas universidades, interessados em divulgar aspectos desse ramo da Física para alunos de graduação de todo o Ceará.