“Costurando Histórias” permanece até dia 25 de janeiro no Museu da Indústria

A entrada é gratuita de terça-feira à domingo
08:08 | 14 de jan de 2020 Autor: Anuário do Ceará

A exposição Costurando Histórias, da artista plástica Andéa Dall’Olio, permanece até o dia 25 deste mês, no Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará). Também em cartaz no museu, com entrada gratuita, as exposições "Novos olhares para Mona Lisa" e "Carnáuba - Árvore da Vida".

Costurando Histórias

Em sua imersão pela arte têxtil, Andréa Dall´Olio encontra-se com sua ancestralidade paterna, de origem árabe e que lhe traz a influência da matemática, caligrafia, tapeçaria e arquitetura. E proclama uma homenagem a seus antepassados numa forma de atavismo, onde é possível observa-se o reaparecimento de traços dos ancestrais em um organismo presente, neste caso, a arte, que lhe traz de volta memórias até então perdidas. Nesta obra autobiográfica, mantem seus referenciais artísticos como sua paleta barroca, sua estruturação geométrica e as linhas, que tornaram-se suporte, costurando ancestralidade na contemporaneidade.

Novos olhares para Mona Lisa

É uma amostra da coleção particular de releituras, propriedade da colecionadora e médica Veridiana Brasileiro. A coleção vem sendo formada há 11 anos, numa prática onde se encontram o colecionismo e o interesse pela arte, resultando em mais de 400 obras que evidenciam o mistério e o enigma da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a obra de arte mais conhecida do mundo.

Nas versões feitas para esta coleção, os artistas recebem a provocação para interpretar a Monalisa ao se expressarem em sua própria identidade artística. A coleção é formada, em sua maioria, por artistas cearenses, mas também é representada por artistas nacionais e internacionais, em variadas técnicas como pintura, desenho, gravuras, bordados, fotografias e esculturas.

Carnaúba - Árvore da Vida

A exposição conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes, a importância da carnaúba para os cearenses. Ela passa por aspectos botânicos, geográficos e históricos para valorizar a carnaúba como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertencimento dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural.

A exposição traz aspectos biológicos, o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.
“Carnaúba – Árvore da vida” reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início quando H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, desembarcou em Fortaleza em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba, matéria-prima dos produtos da empresa na época.

A viagem começou na sede da SC Johnson em Racine, Wisconsin. Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba – além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

Terça-feira a sábado: 9h às 17h

Domingo: 9 horas às 13 horas

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro - Fortaleza - Ceará

Telefone: (85) 3201 3901