Corredor Cultural e festival A.Front promovem videomapping no Benfica ao som de Maracatu Solar

As projeções ocorrerão na fachada da Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC), prédio que desde 1962 abriga cursos e atividades locais sobre idioma e cultura germânicos
14:52 | 18 de dez de 2020 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

O Corredor Cultural Benfica, evento de ocupação artístico cultural do bairro universitário de Fortaleza, une-se ao Festival Internacional de Videomapping (A.Front) em uma programação especial neste domingo, 20, às 20 horas.

Encerrando a programação do festival de intervenção audiovisual, que ocorre de 16 a 18 deste mês, a iniciativa propõe uma sessão especial de videomapping – projeção audiovisual experimental na qual espaços arquitetônicos se tornam elementos narrativos – no cruzamento das Avenidas 13 de Maio e da Universidade, no coração do bairro.

As projeções, um oferecimento da multinacional japonesa Epson, serão feitas pelo VJ Vitor Grilo e ocorrerão na fachada da Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC), prédio que desde 1962 abriga cursos e atividades locais sobre idioma e cultura germânicos.

Enquanto o videomapping acontece, também se apresentará no local o Maracatu Solar, associação cultural com sede no Benfica que desenvolve diversas atividades artísticas para valorizar e difundir o universo do maracatu, uma das identidades e patrimônios da cultura cearense e de sua herança afro-brasileira.

O grupo percussivo assina canções icônicas como “Noite Azul” e “Maculelê” e é presença constante na programação oficial do Carnaval de Fortaleza. Como a edição virtual do Corredor Cultural Benfica, realizada no último sábado, as apresentações serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.

SOBRE O A.FRONT – Fazendo um jogo com os termos em inglês “a front” (uma fachada) e “afronte” (em português), o A.Front – Festival Internacional de Videomapping se propõe a difundir a técnica do videomapping como uma potente forma de fazer audiovisual, em interação com a arquitetura histórica. Realizado pela primeira vez em Fortaleza, o evento reúne VJs como Vitor Grilo (CE), Malaki (PE/Peru), VJ Grazzi (DF) e coletivos como United VJs e Darklight Studio. Os locais escolhidos para as intervenções foram dois símbolos do patrimônio da cidade, o Theatro José de Alencar e a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura; da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística e da Maestria Comunicação e Eventos. Tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor); do Instituto Iracema, do Centro Cultural Belchior e da Epson. Também são parceiros do evento a TV Ceará, o Canal FDR e a UFCTV. Agradecimentos: Enel.

Serviço

Corredor Cultural Benfica – Edição especial com festival A.Front

Quando: 20 de dezembro, domingo, às 20 horas

Onde: Canal do CCB no YouTube

Mais informações: http://instagram.com/corredorculturalbenfica