Consumo de energia aumenta 2% em junho

Ministério atribui aumento ao retorno gradual da atividade econômica
20:45 | 01 de jul de 2020 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
o volume de água nos reservatórios aumentou cerca de 20 pontos percentuais

A carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou “aproximadamente” 2% em
junho
em relação ao mês de maio.

Em nota, o Ministério das Minas e Energia atribuiu o acréscimo “ao retorno gradual das atividades econômicas” no País. “Existem alguns índices, bastante consistentes, de que o País já iniciou sua retomada”, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O dado, recolhido pelo Observatório Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi considerado positivo pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que prevê a manutenção da “tendência de retomada gradativa da carga” no próximo mês.

Durante a reunião do comitê, feita por meio de teleconferência, destacou-se também que os reservatórios das usinas hidrelétricas “permanecem, em sua maioria, em patamares superiores aos verificados nos últimos anos”, especialmente na Região Sul – onde o volume de água nos reservatórios aumentou cerca de 20 pontos percentuais, “como consequência dos volumes significativos de precipitações verificadas.”

Por causa desse desempenho, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico revogou as decisões sobre a adoção de medidas excepcionais para preservação dos estoques armazenados nos reservatórios de água das usinas hidráulicas do chamado Subsistema Sul.

Com informações da Agência Brasil