Com parceria da Uece, Dell conquista prêmio internacional

A parceira está na criação e na implementação de soluções assistivas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
16:49 | 29 de abr de 2021 Autor: Anuário do Ceará

A empresa Dell, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), conquistou o prêmio Power of the Profession Awards 2021, da Gartner – empresa de consultoria em tecnologia, sediada nos Estados Unidos – como a melhor empresa na categoria “People Breakthrough of the Year”. A parceira está na criação e na implementação de soluções assistivas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Entre os critérios avaliados pela Gartner, estão as tecnologias assistivas desenvolvidas em parceria com a Uece e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell – Lead, situado em Fortaleza, para aprimorar a inclusão de pessoas com deficiência na fábrica da empresa no Brasil.

Tecnologias assistivas

Por meio da parceria com a Uece, a Dell tem assumido um papel importante dentro do contexto da pesquisa e do desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento da sociedade. O gerente de portfólio do Lead, Bruno Queiroz, lembra que a parceria com a Uece teve início em 2012, ano seguinte à implementação do que, na época, era um laboratório de pesquisa. O primeiro projeto executado em conjunto consistia em dar continuidade ao desenvolvimento de uma plataforma de educação a distância da Dell, acessível para pessoas com deficiência. O projeto ainda hoje é um dos um dos carros-chefe das iniciativas feitas pela Dell no Brasil, conforme Bruno.

Steve

Steve é um exoesqueleto criado para acessibilizar postos da linha de montagem da Dell no Brasil, que exigem que os trabalhadores adotem uma posição em pé. A tecnologia, em fase de teste, permitirá que a empresa possa facilmente contratar e alocar mais pessoas com deficiência nos seus postos de trabalho do chão de fábrica, localizado na cidade de Hortolândia (SP).

Artrade

Já o Artrade (Augmented Reality Training Arcade) é uma plataforma baseada em uma realidade aumentada que permite que pessoas com deficiência auditiva recebam treinamento nas atividades da linha de produção com uso de um smart glass. Com isso, a fábrica pode, além de rebalancear suas linhas de montagem e capacitar os funcionários, testar quais candidatos às vagas na empresa são mais indicados à contratação.

Maia

Terceira tecnologia reconhecida na premiação da Gartner, o Maia (Mobile Aware Intermodal Assistant) é um aplicativo que tornou o teste dos alto-falantes dos notebooks Dell (speaker test) acessível para pessoas com deficiência auditiva. A tecnologia foi implantada nas linhas de produção dando aos surdos condições de trabalhar em postos de trabalho antes inviáveis.

O aplicativo possui um algoritmo que converte sons em imagens, transformando os sons do speaker test em estímulos visuais em uma tela. Além disso, conta com um assistente de comunicação que otimiza o modo como as pessoas acionam e se comunicam com seus supervisores. O Maia ainda dispõe de outras funcionalidades, como a solicitação de materiais, o recebimento de notificações de pausa, reunião e emergência via rádio e por dispositivos conectados à rede local.